Elon Musk quer mais três Gigafactories da Tesla. Será em Portugal?

No ano passado foi indicado pela Tesla que estavam a estudar a possibilidade de criar uma gigafábrica na Europa, o que fez com que os portugueses se lançassem “atrás” deste objetivo. Agora Elon Musk, CEO da Tesla, anuncia que quer mais duas novas fábricas e, talvez, uma quinta.

Foi durante a apresentação dos resultados de 2016 que Elon Musk surpreendeu os investidores ao anunciar que pretende mais três Gigafactories, numa altura em que os resultados financeiros nem são assim tão interessantes. Mas isto pode ser bom para Portugal, já que somos um dos países atrás deste enorme investimento da Tesla. Mas vamos aos resultados financeiros.

A Tesla viu um aumento de receitas em 73%, graças ao aumento de vendas, no entanto a Tesla continua a perder dinheiro, já que perdeu 773 milhões de dólares em 2016, um pouco melhor do que os 887 milhões de dólares de 2015. Em termos de receitas, em 2017 registaram-se receitas na ordem dos 7 mil milhões de dólares, o tal aumento de 73% em relação ao ano anterior, que registaram 4,04 mil milhões de dólares.

No entanto, a Tesla acredita que o futuro será risonho, já que o próximo modelo da companhia que entrará no mercado ainda este ano deverá ser um sucesso, o Tesla Model 3. Até 2018, a Tesla pretende produzir 500 mil veículos por ano e 1 milhão em 2020 e estes números serão conseguidos graças às novas fábricas que a Tesla pretende criar.

Segundo Elon Musk, a Tesla espera definir as localizações das próximas três fábricas em breve, portanto até ao final do ano deveremos saber onde serão localizadas as novas instalações. E será que Portugal estará na lista?

Temos hipótese?

Certamente que sim, pois temos de admitir que temos vários fatores a nosso favor. Começando na nossa exposição solar, que é uma das melhores da Europa e tendo em conta que a última fábrica da Tesla tem o telhado todo com painéis solares, temos de considerar uma vantagem.

Além disso, temos mão de obra barata e muito especializada, como todos sabemos, bem como temos grandes quantidades de lítio no nosso subsolo, o produto principal para as baterias.

Agora é esperarmos para vermos como o Governo irá gerir toda esta situação e conseguir este grande investimento para Portugal, que será muito benéfico para o nosso país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui