Elon Musk quer ajudar a resolver conflitos entre China e Taiwan

Depois de propor um muito criticado possível acordo para acabar com o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, Elon Musk sugere agora que as tensões entre a China e Taiwan poderiam ser resolvidas entregando parte do controlo de Taipé (capital de Taiwan) a Pequim.

“A minha recomendação passa por se encontrar uma zona administrativa especial para Taiwan que fosse razoavelmente apetecível, embora, provavelmente não deixasse todos felizes”, disse Musk, o multimilionário considerado a pessoa mais rica do mundo, numa entrevista ao Financial Times sobre os seus negócios na China. A Tesla opera naquele país uma grande fábrica de automóveis elétricos.

Pequim considera Taiwan (que tem um governo democrático) uma de suas províncias, e há muito que manifesta intenções de ter o controlo sobre Taiwan, não descartando o recurso à força para o fazer. O governo de Taiwan opõe-se fortemente às reivindicações de soberania da China, e diz que apenas os 23 milhões de habitantes da ilha podem decidir o seu futuro.

“É possível e acho que, provavelmente, poderiam ter um acordo mais brando do que Hong Kong”, disse Musk ao jornal.

A fábrica de Xangai foi responsável por cerca de metade das encomendas globais da Tesla no ano passado. Musk acrescentou que a China quis garantir que não seria ali disponibilizado o serviço de internet Starlink da sua empresa de foguetões SpaceX.

Musk disse que considera que o conflito em relação a Taiwan é inevitável e alertou sobre o seu potencial impacto não apenas para a Tesla, mas também para a Apple e para a economia em geral, embora não tivesse pormenorizado na entrevista essas intervenções.

No início do mês, Musk propôs que a Ucrânia cedesse permanentemente a Crimeia à Rússia, e que novos referendos fossem realizados sob os auspícios da ONU para determinar o destino do território controlado pela Rússia, prevendo que a Ucrânia concorde com a neutralidade. Estas declarações foram extremamente polémicas e criticadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui