Musk culpa a Apple por não conseguir pagar aos criadores 100% das taxas de assinatura, mesmo quando a sua empresa não recebe uma parte.
O multimilionário disse, na rede social X, que “falará com @tim_cook” para ver se o CEO da Apple concorda em ajustar a comissão de 30 por cento que a empresa recebe nas compras na aplicação.
Neste momento, a Apple tem uma redução de 30% em todas as compras na aplicação no iOS, incluindo as assinaturas vendidas pelos criadores através do Twitter, ou X. Musk diz que quer mudar isso para que a Apple receba apenas uma comissão de 30% sobre a parcela de o pagamento mantido pelo Twitter.
Musk acrescenta que o Twitter também está a mudar a forma como recebe cortes dos criadores. Em vez de receber 10% da receita de assinaturas dos criadores após 12 meses, Musk diz que o Twitter só receberá 10% quando os pagamentos excederem os 100 mil euros. Sob este novo modelo, o Twitter ainda não aceita nada durante os primeiros 12 meses.
No ano passado, Musk comparou as taxas da Apple a um “imposto oculto de 30% na Internet” e atrasou o lançamento do Twitter Blue no iOS para evitar o pagamento das taxas da Apple.
Na mesma altura, Musk também disse que a Apple ameaçou “reter” o Twitter da App Store, mas, depois de visitar Cook na sede da Apple, acabou por dizer que se tinha tratado de um mal-entendido. Epic Games e Fortnite, por exemplo, foram ignorados, mas já aconteceu criarem isenções para aplicações como Netflix, Spotify e Kindle.
Entretanto, o dono da Tesla, SpaceX e também da X, admitiu que pode cobrar um “pequeno pagamento mensal” para se poder utilizar a rede social. O magnata lançou a ideia de que este não pode continuar a ser um site gratuito.
Numa conversa transmitida em direto com o Primeiro-Ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, Musk disse que pretendia “avançar com um pequeno pagamento mensal” pela utilização da X, e sublinhou que isso seria fundamental para lidar com o problema dos ‘bots’ na plataforma.
“É a única forma em que consigo pensar para combater os vastos exércitos de ‘bots’. Porque um ‘bot’ custa uma fração de um cêntimo – chamemos-lhe um décimo de um cêntimo – mas mesmo que tenha de pagar… alguns dólares ou algo semelhante, o custo real dos ‘bots’ é muito alto”, disse Musk.
Fonte: The Verge