Elon Musk diz que em 2023 a Neuralink pode ser testada em humanos

Elon Musk afirma que a sua empresa de interface cérebro-computador, a Neuralink, pode vir a implantar um dos seus dispositivos na cabeça de alguém nos próximos seis meses. O magnata das tecnologias diz estar a pensar implantar o dispositivo na sua própria cabeça em breve.

Musk assegura que a Neuralink já entregou a maior parte da documentação necessária para um ensaio clínico humano à Food and Drug Administration – entidade que regula os dispositivos médicos nos Estados Unidos. Estes testes, se realmente começarem a ser feitos em meados do ano que vem, já vêm com quase três anos de atraso em relação à data inicial.

O objetivo da Neuralink é criar um dispositivo que possa ser implantado no cérebro e usá-lo para controlar um computador com atividade cerebral. No ano passado, a Neuralink publicou um vídeo que mostrava um macaco a jogar Pong apenas com o seu cérebro. Este ano, os macacos voltaram a aparecer numa demonstração em vídeo, onde um deles surge a “escrever” a frase “bem-vindo para mostrar e contar”.

Os próprios dispositivos Neuralink são pequenos, com múltiplos “fios” flexíveis que podem ser inseridos no cérebro. “É como substituir um pedaço do seu crânio por um smartwatch, à falta de uma analogia melhor”, disse Musk.

Em cerca de 15 minutos, 64 desses “fios” podem ser implantados no cérebro usando um sistema robótico, explicou o vice-presidente da Implant e co-fundador da Neuralink.

Os pesquisadores da empresa disseram que estão a desenvolver tratamentos que podem ajudar a melhorar ou restaurar a visão ou restaurar o movimento em pessoas com paralisia. Do lado da tecnologia, a empresa tem ambições de garantir que o próprio dispositivo possa ser atualizado facilmente: “tenho a certeza que ninguém iria querer um iPhone de primeira geração na sua cabeça se um iPhone 14 estivesse disponível”, disse Musk.

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui