Elon Musk diz que o Twitter irá lançar uma nova assinatura Blue mais cara que não irá exibir anúncios na plataforma. A assinatura atual de $7,99 por mês do Twitter Blue promete atualmente menos 50% de anúncios quando comparada a “pessoas não verificadas”, embora este recurso ainda não tenha sido na verdade implementado.
Uma assinatura mais cara e sem anúncios pode ser a resposta do Twitter aos números decepcionantes de assinantes da Blue e ao declínio de 40% do Twitter na receita de anúncios. Além do novo nível, Elon Musk diz que o Twitter também está a trabalhar numa forma de diminuir a frequência e o tamanho dos anúncios no Twitter, algo que ele já tinha sugerido no passado.
Ads are too frequent on Twitter and too big. Taking steps to address both in coming weeks.
— Elon Musk (@elonmusk) January 21, 2023
Ainda não sabemos ao certo quanto irá custar o nível sem anúncios ou quando poderá ser efetivamente lançado. Possivelmente será anunciado mais uma vez diretamente por Elon Musk. A assinatura Blue existente vem com vantagens como uma marca de seleção azul “verificada”, e traz também a capacidade de desfazer tweets, uma forma de enviar vídeos 1080p mais longos e um modo de leitor para tópicos e classificação priorizada em conversas.
Isto surge apenas alguns dias depois do Twitter ter banido silenciosamente clientes de terceiros, como Tweetbot e Twitterrific. Na quinta-feira, a empresa atualizou o seu contrato de desenvolvedor para observar que os desenvolvedores não podem usar a API do Twitter para “criar ou tentar criar um serviço substituto ou produto semelhante aos aplicativos do Twitter”.
Embora Elon Musk nem o Twitter tenham citado um motivo para a mudança, é possível que Musk esteja a eliminar aplicativos de terceiros devido às dificuldades financeiras do Twitter, que o novo dono da empresa já afirmou que está a caminho da falência, se não for feito as devidas alterações.