Elon Musk propõe o “TruthGPT”, uma nova alternativa de inteligência artificial que ele chama de “IA máxima em busca da verdade”. Ele acredita que esta é a melhor forma de segurança.
“Vou começar algo que chamo de TruthGPT ou uma IA máxima de busca da verdade que tenta entender a natureza do universo”, disse Musk. “Acho que esse pode ser o melhor caminho para a segurança, no sentido de que uma IA que se preocupa em entender o universo provavelmente não aniquilará os humanos porque somos uma parte interessante do universo.”
O objetivo do “TruthGPT” seria procurar a verdade no universo, e assim, evitar o fim do mundo através da Inteligência Artificial. Isso é fundamental porque existem preocupações crescentes sobre o papel que a IA pode desempenhar no futuro da humanidade. A ideia de que a IA poderia eventualmente dominar a humanidade está a tornar-se cada vez mais popular, e é por isso que Musk pensou em numa alternativa.
What we need is TruthGPT
— Elon Musk (@elonmusk) February 17, 2023
Além disso, Musk recentemente criou a X.AI em março, uma empresa de IA que tem como objetivo fornecer aos utilizadores uma “plataforma universal de comunicação”. A X.AI é a mais recente adição aos empreendimentos de Musk na área de IA, que também incluem a SpaceX e a Tesla.
Musk acredita que a maior parte das IAs em desenvolvimento hoje são focadas num único propósito ou em tarefas limitadas, mas uma IA que procura a verdade seria capaz de responder a questões maiores e mais significativas. Ele acredita que a procura da verdade numa IA permitiria que as pessoas entendessem melhor a si mesmas e ao mundo ao seu redor, enquanto também permitiria fazer avanços significativos em campos como a medicina, tecnologia, ciência e outros.
De acordo com Musk, a procura da verdade numa IA passaria por alguns estágios diferentes, incluindo a criação de uma plataforma na qual as pessoas pudessem fazer perguntas, testar hipóteses e receber respostas confiáveis. Uma vez que este sistema esteja em vigor, será possível expandi-lo, adicionando a ele habilidades de aprendizagem de máquina e outras ferramentas de inteligência artificial.
Fonte: Reuters