El Salvador começa a minerar bitcoin através da energia dos vulcões

El Salvador já extraiu 0,00599179 bitcoin, o que representa cerca de US$ 269 (232,01€), com a energia aproveitada de um vulcão. O presidente Nayib Bukele depositou o seu futuro político num experimento de bitcoin em todo o país. Num tweeter nesta manhã de sexta-feira diz que esta é a viagem inaugural do país para a mineração de bitcoin movida a vulcão.

Na terça-feira, o presidente postou um vídeo chamativo de 25 segundos, que incluiu fotos de um contentor de transporte de marca governamental cheio de plataformas de mineração de bitcoin, técnicos, bem como antenas panorâmicas de uma fábrica de energia na densa de uma floresta, na fronteira com um vulcão.

O vídeo desde então tornou-se super viral e conta já com mais de 2,3 milhões de visualizações, e é legendado simplesmente com “Primeiros passos…”.

O Estado centro-americano está, de fato, a cunhar novas moedas, isso significa que Bukele cumpriu a promessa feita pela primeira vez em junho, quando disse que havia instruído a empresa estatal de eletricidade geotérmica LaGeo SA de CV a “colocar um plano para oferecer instalações para #Mineração de Bitcoin com energia muito barata, 100% limpa, 100% renovável e com emissões zero dos nossos vulcões.”

O presidente forneceu também ao detalhe as recompensas da mineração até o momento.

“É apenas energia geotérmica”, explicou o minerador de bitcoins Alejandro de la Torre, que recentemente mudou-se da China para o Texas. “A Islândia tem feito isso desde o início da mineração de bitcoin.”

El Salvador é literalmente conhecido pela “terra dos vulcões” e já, a energia geotérmica é responsável por quase um quarto da sua produção doméstica de energia, de acordo com os dados oficiais. A mudança de El Salvador também é uma vantagem para o debate mais amplo em torno da pegada de carbono do bitcoin.

“Um recurso de energia totalmente renovável e inexplorado foi colocado em funcionamento exclusivamente por causa do bitcoin”, disse o engenheiro de mineração de bitcoin Brandon Arvanaghi. “Bitcoin é o maior acelerador para o desenvolvimento da energia renovável na história.”

Como parte do lançamento, o governo adicionou centenas de bitcoins no seu balanço e lançou a sua própria carteira virtual nacional, a chamada de “Chivo” que oferece transações gratuitas e permite transações internacionais muito rápidas.

Fonte: CNBC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here