EEUU acusa Apple de manipulação de mercado com iMessage

Nos últimos meses, assistimos a duas tentativas de trazer o iMessage para o Android. Embora ambas tenham sido bem-sucedidas inicialmente, acabaram por fracassar pouco tempo depois, por razões distintas. A primeira tentativa foi da Nothing, que se aliou à Sunbird para lançar a integração do iMessage nos seus telefones, usando um método bastante controverso. Este projeto foi rapidamente cancelado. A segunda tentativa foi da Beeper, uma aplicação de subscrição mensal que foi rapidamente bloqueada pela Apple, embora tenha regressado mais tarde, ainda em fase de testes e agora de forma gratuita.

Este bloqueio do iMessage no Android tem sido alvo de críticas nos Estados Unidos, onde os legisladores o consideram potencialmente anticompetitivo. Por isso, já foi solicitada uma investigação ao Department of Justice, equivalente ao nosso Ministério da Justiça.

No entanto, a exclusividade deste serviço, que só pode ser usado a partir de dispositivos da Apple, tem levado algumas empresas a tentar contornar esta limitação. A Apple tem-se mostrado inflexível, mantendo esta exclusividade a todo o custo, mesmo que isso signifique anular os esforços de terceiros para aceder ao iMessage.

A senadora Elizabeth Warren já criticou este comportamento da Apple, acusando os executivos das grandes tecnológicas de protegerem os seus lucros ao custo de esmagar os seus concorrentes. Quatro senadores mais assinaram uma carta pedindo uma investigação sobre esta conduta “anticompetitiva” contra a aplicação Beeper Mini, que trouxe o iMessage para o Android há algumas semanas usando engenharia inversa.

O programador que conseguiu esta proeza foi James Gill, um estudante de 16 anos. Agora, resta saber se a Apple conseguirá contornar esta ameaça regulatória, especialmente depois de ter anunciado no mês passado que integrará o RCS no iMessage, possivelmente a forma mais rápida e menos dolorosa de evitar um problema maior para os seus interesses: que os reguladores acabem por forçá-la a trazer o iMessage para o Android.

Na minha opinião, a Apple deveria considerar abrir o iMessage para outras plataformas, não só para evitar possíveis problemas legais, mas também para aumentar a sua base de utilizadores e melhorar a experiência dos utilizadores de Android.

Fonte: Techcrunch

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui