eBay vende negócio de classificados por 9,2 mil milhões de dólares

A plataforma de comércio eletrónico eBay anunciou esta terça-feira que vai vender o seu negócio de classificados por US $ 9,2 mil milhões em dinheiro e ações para a Adevinta, uma outra retalhista online sediada na Noruega.

O acordo ocorre porque o eBay reduziu significativamente as suas operações ao longo dos anos, que começaram com a cisão do PayPal e a venda de seus negócios corporativos em 2015. Os investidores ativistas Elliott Management e Starboard Value agitaram o mercado com a venda dos dois StubHub, um mercado de bilheteria e o negócio de classificados. No final do ano passado, o eBay concordou em vender o StubHub para a Viagogo por US $ 4,05 mil milhões em dinheiro.

O que resta principalmente do eBay é seu principal mercado online, que ao longo dos anos diminuiu a sua influência no comércio eletrónico. O Walmart este ano ultrapassou o eBay como o segundo maior vendedor online nos EUA, segundo o pesquisador eMarketer, após anos de crescimento sem brilho no eBay.

É possível que, depois de vender peças da empresa, o eBay agora seja pequeno e concentrado o suficiente para alcançar um bom objetivo de aquisição, que é um boato que circula no mundo do comércio eletrónico desde o spin-off do PayPal. O valor das ações da empresa ainda é superior a US $ 40 mil milhões, então apenas algumas grandes empresas, como a Alibaba, poderiam pagar esse valor, e a Amazon é uma pretendente improvável devido a questões antitruste.

Como parte do acordo com a Adevinta, o eBay receberá US $ 2,5 mil milhões em dinheiro e será dono de 44% da empresa, embora tenha apenas 33% dos direitos de voto. A venda está prevista para se realizar no primeiro trimestre do próximo ano.

Além das dificuldades de negócios, o eBay prejudicou a sua reputação corporativa este ano. No mês passado, seis ex-funcionários do eBay foram acusados ​​de assediar um casal de Massachusetts que administrava um blog de comércio eletrónico que alguns executivos do eBay não gostavam. Os funcionários enviaram mensagens ameaçadoras, uma caixa de baratas vivas e uma máscara de porco ensanguentada, segundo o Departamento de Justiça.

Fonte: CNET

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here