eBay vende negócio de classificados por 9,2 mil milhões de dólares

A plataforma de comércio eletrónico eBay anunciou esta terça-feira que vai vender o seu negócio de classificados por US $ 9,2 mil milhões em dinheiro e ações para a Adevinta, uma outra retalhista online sediada na Noruega.

O acordo ocorre porque o eBay reduziu significativamente as suas operações ao longo dos anos, que começaram com a cisão do PayPal e a venda de seus negócios corporativos em 2015. Os investidores ativistas Elliott Management e Starboard Value agitaram o mercado com a venda dos dois StubHub, um mercado de bilheteria e o negócio de classificados. No final do ano passado, o eBay concordou em vender o StubHub para a Viagogo por US $ 4,05 mil milhões em dinheiro.

O que resta principalmente do eBay é seu principal mercado online, que ao longo dos anos diminuiu a sua influência no comércio eletrónico. O Walmart este ano ultrapassou o eBay como o segundo maior vendedor online nos EUA, segundo o pesquisador eMarketer, após anos de crescimento sem brilho no eBay.

É possível que, depois de vender peças da empresa, o eBay agora seja pequeno e concentrado o suficiente para alcançar um bom objetivo de aquisição, que é um boato que circula no mundo do comércio eletrónico desde o spin-off do PayPal. O valor das ações da empresa ainda é superior a US $ 40 mil milhões, então apenas algumas grandes empresas, como a Alibaba, poderiam pagar esse valor, e a Amazon é uma pretendente improvável devido a questões antitruste.

Como parte do acordo com a Adevinta, o eBay receberá US $ 2,5 mil milhões em dinheiro e será dono de 44% da empresa, embora tenha apenas 33% dos direitos de voto. A venda está prevista para se realizar no primeiro trimestre do próximo ano.

Além das dificuldades de negócios, o eBay prejudicou a sua reputação corporativa este ano. No mês passado, seis ex-funcionários do eBay foram acusados ​​de assediar um casal de Massachusetts que administrava um blog de comércio eletrónico que alguns executivos do eBay não gostavam. Os funcionários enviaram mensagens ameaçadoras, uma caixa de baratas vivas e uma máscara de porco ensanguentada, segundo o Departamento de Justiça.

Fonte: CNET

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui