E3’12: Nintendo apresenta o Wii U Pro Controller e o Miiverse

A Nintendo decidiu fazer uma conferência online onde apresentou as principais novidades que vão estar em foco entre os dias 5 e 7 de junho na E3’12. Destaque para um comando ao estilo jogadores hardcore e para uma plataforma social das personagens interativas Nintendo de cada utilizador.O evento streaming foi feito à margem da grande feira mundial de videojogos e funcionou como uma pré-apresentação. Apesar de todos estarem à espera do lançamento da nova consola Wii U, as atenções acabaram por se centrar na revelação do Wii U Pro Controller, um controlo remoto em forma de comando, e do Miiverse, uma rede social para as personagens digitais Mii do universo Nintendo Wii.

O Pro Controller é um comando secundário que vai estar à venda no lançamento da nova consola e que é dedicado aos jogadores mais tradicionais. É livre de fios e nos primeiros tempos possivelmente apenas estará disponível em cor preta, contrastando com o branco dos restantes equipamentos Wii. A nível de design a comparação com o comando da Xbox 360 é inevitável, mas os dois joysticks e um conjunto de botões dedicados à consola da Nintendo vão marcar um estilo de jogabilidade algo diferente. A empresa japonesa cumpre assim a promessa de voltar a olhar para os jogadores mais «profissionais», oferendo uma segunda experiência de jogo relativamente à mesma plataforma.

O Miiverse funciona como uma espécie de praça pública onde todos os avatares digitais dos jogadores da Nintendo podem encontrar-se e interagir entre si. O seu Mii, o Mii dos seus amigos ou o Mii de utilizadores que estejam a jogar o mesmo jogo, podem conversar em tempo real para trocar dicas de jogos e até screenshots por exemplo. O tablet que é o comando principal da Wii U vai permitir ainda trocar desenhos entre jogadores e realizar vídeo-chamadas. A Nintendo prometeu ainda  que o Miiverse vai expandir-se para outras plataformas, integrando-se especialmente com os dispositivos móveis. É de esperar que durante a E3’12 sejam anunciadas aplicações para iOS e Android baseadas no universo social dos Mii. Dentro dos dispositivos da marca, o Miiverse será ainda compatível com a Nintendo 3DS.

Por último mas não menos importante, a tão aguardada consola Wii U. A Nintendo é a primeira marca a fazer um lançamento de nova geração e apesar de já ter apresentado o comando-tablet na E3 de 2011, a verdade é que tudo era ainda muito fresco e algumas alterações foram feitas. Como foi relatado recentemente, o comando em forma de tablet, que é a grande atração da nova consola, viu o design ser alterado ligeiramente a nível dos botões de jogo e dos joysticks. Segundo relatos do Engadget, o tablet também parece ser mais largo do que aquele apresentado há um ano atrás. A empresa japonesa revelou ainda que o gamepad da Wii U vai servir de telecomando para as televisões através de comunicação por infravermelhos, permitindo ainda navegar na Internet e partilhar tudo no ecrã da televisão através da rede wireless.

Os mais interessados podem ver e rever a pré-apresentação da Nintendo da E3’12 feita por Satoru Iwata, presidente da empresa japonesa, e abrir o apetite para as grandes demonstrações que vão ser feitas em Los Angeles.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here