E3: Sony fora do evento e a Microsoft responde

A última semana tem sido de alguma emoção para os jogadores, com o mais recente anúncio por parte da Sony Interactive Entertainment, afirmando que não estarão presentes na E3 2020 — que irá decorrer durantes os dias 9 e 11 de junho.

O comunicado da SIE refere a sua intenção para 2020. “Vamos desenvolver nossa estratégia de eventos globais em 2020 participando de centenas de eventos para consumidores em todo o mundo. Nosso foco é garantir que os fãs se sintam parte da família PlayStation e tenham acesso para jogar seu conteúdo favorito. Temos games fantásticos chegando ao PlayStation 4 e, com o lançamento do PlayStation 5, estamos ansiosos por um ano de comemorações com os nossos fãs”.

E3: Sony Interactive Entertainment não estará presente no evento

Este comunicado seguiu-se da confirmação oficial, não se tratando, portanto, de um rumor, o que levou os principais meios de comunicação social a revelar em primeira mão. A opção pela marca, pela sua ausência neste que é um dos maiores eventos de videojogos do mundo que acontece em Los Angeles, é estranho, uma vez que, este ano, a marca nipónica tem grandes lançamentos e anúncios a fazer — nomeadamente a conhecida, PlayStation 5.

A resposta da organização do evento

Pouco tempo depois do anúncio da SIE em relação à sua presença no evento, a organização não perdeu tempo na resposta com uma declaração oficial no seu site e para a imprensa.

Em comunicado, a organização refere que a “E3 é um evento exclusivo que celebra a indústria dos videojogos, monstrando pessoas, marcas e inovações que modelam [o tão amado] entretenimento por biliões de pessoas em todo o mundo. A E3 2020 será um excitante espetáculo, enérgico e repleto de novas experiências, parceiros, expositores [e com uma componente de] programação que irá enterter novos visitantes e veteranos. O interesse dos expositores recaí sobre os novos lançamentos que atraem a atenção de inúmeras marcas com vista a estabelecer uma ligação mais próxima com os fãs de videojogos ao redor do mundo”.

Fica evidente que a organização procurou frisar a importância da E3 junto dos fãs e do mundo dos videojogos. Assim, nesse sentido, observa-se uma abordagem indireta ao discurso de decisão da SIE, não criticando efetivamente, no entanto, sem nunca a deixar sem uma mensagem acerca da sua objetividade quanto ao evento.

Microsoft confirma a sua presença na E3 2020

Ao contrário da SIE, a Microsoft anunciou que irá estar presente neste, que é o maior evento de videojogos do mundo.Ao contrário da SIE, a Microsoft anunciou que irá estar presente neste, que é o maior evento de videojogos do mundo. A marca americana tem marcado presença assídua neste evento. Dadas as proporções tomadas, o responsável máximo do departamento da Xbox da Microsoft, Phil Spencer, anunciou na sua conta de Twitter que a sua equipa estava a trabalhar com muito empenho para aparecer na E3.

Este ano de 2020 é um ano especialmente importante tanto para a Xbox como para a Sony, uma vez que ambas têm programadas diversas apresentações de jogos e das suas consolas de nova geração, principalmente – Xbox Series X e a PlayStation 5.

O comentário de Phil Spencer, parece vir numa altura em que os fãs ansiavam por novidades dos grandes players do mercado, uma vez instalado o pânico com a ausência da SIE (como acontecera em 2019).

E a PlayStation 5? Haverão outros planos para o seu anúncio oficial?

Sabemos que cada marca procura garantir o secretismo antes do anúncio oficial das suas consolas de última geração. Contudo, os leaks e os principais analistas mostravam aquilo que poderia ser o futuro para estas verdadeiras obras de engenharia eletrónica.

O development kit da PlayStation 5 fora descoberto bastante tempo antes do seu anúncio (enquanto marca registada) na CES de 2020, no passado dia 6 de janeiro. Essas imagens vinham de encontro às suspeitas de um lançamento em 2020 da nova geração de consolas. Agora, no evento da CES deste ano, a PlayStation apresentou algumas imagens das ofertas da nova consola, bem como o logótipo oficial – mesmo que não existam imagens da consola final.

Segundo a marca norte-americana, podemos esperar a tecnologia Ray-Tracing, um SDD para maior velocidade nos tempos de carregamento, 3D áudio, gatilhos melhorados (haptics/adaptative triggers) e leitor Blu-Ray 4K.

A grande pergunta que se impõe é: quando será anunciada oficialmente a nova consola? Bom… Uma vez que não irão estar presentes na E3, a grande aposta seria a PlayStation Experience. O lançamento do PS4, por exemplo, em 2013 foi feito nesse grande evento da PlayStation. Não é um pouco estranho, a SIE estar ausente num dos grandes eventos do gaming, quando planeia vender a sua consola de nova geração? A Xbox deixou bem claro que aproveitará a oportunidade para promover a sua consola.

E você? Qual a sua opinião sobre a decisão tomada pela Sony Interactive Entertainment relativamente à E3? E a Microsoft? Lembre-se que a PlayStation não foi a única a abandonar o evento nos últimos dois anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui