E3: Sony fora do evento e a Microsoft responde

A última semana tem sido de alguma emoção para os jogadores, com o mais recente anúncio por parte da Sony Interactive Entertainment, afirmando que não estarão presentes na E3 2020 — que irá decorrer durantes os dias 9 e 11 de junho.

O comunicado da SIE refere a sua intenção para 2020. “Vamos desenvolver nossa estratégia de eventos globais em 2020 participando de centenas de eventos para consumidores em todo o mundo. Nosso foco é garantir que os fãs se sintam parte da família PlayStation e tenham acesso para jogar seu conteúdo favorito. Temos games fantásticos chegando ao PlayStation 4 e, com o lançamento do PlayStation 5, estamos ansiosos por um ano de comemorações com os nossos fãs”.

E3: Sony Interactive Entertainment não estará presente no evento

Este comunicado seguiu-se da confirmação oficial, não se tratando, portanto, de um rumor, o que levou os principais meios de comunicação social a revelar em primeira mão. A opção pela marca, pela sua ausência neste que é um dos maiores eventos de videojogos do mundo que acontece em Los Angeles, é estranho, uma vez que, este ano, a marca nipónica tem grandes lançamentos e anúncios a fazer — nomeadamente a conhecida, PlayStation 5.

A resposta da organização do evento

Pouco tempo depois do anúncio da SIE em relação à sua presença no evento, a organização não perdeu tempo na resposta com uma declaração oficial no seu site e para a imprensa.

Em comunicado, a organização refere que a “E3 é um evento exclusivo que celebra a indústria dos videojogos, monstrando pessoas, marcas e inovações que modelam [o tão amado] entretenimento por biliões de pessoas em todo o mundo. A E3 2020 será um excitante espetáculo, enérgico e repleto de novas experiências, parceiros, expositores [e com uma componente de] programação que irá enterter novos visitantes e veteranos. O interesse dos expositores recaí sobre os novos lançamentos que atraem a atenção de inúmeras marcas com vista a estabelecer uma ligação mais próxima com os fãs de videojogos ao redor do mundo”.

Fica evidente que a organização procurou frisar a importância da E3 junto dos fãs e do mundo dos videojogos. Assim, nesse sentido, observa-se uma abordagem indireta ao discurso de decisão da SIE, não criticando efetivamente, no entanto, sem nunca a deixar sem uma mensagem acerca da sua objetividade quanto ao evento.

Microsoft confirma a sua presença na E3 2020

Ao contrário da SIE, a Microsoft anunciou que irá estar presente neste, que é o maior evento de videojogos do mundo.Ao contrário da SIE, a Microsoft anunciou que irá estar presente neste, que é o maior evento de videojogos do mundo. A marca americana tem marcado presença assídua neste evento. Dadas as proporções tomadas, o responsável máximo do departamento da Xbox da Microsoft, Phil Spencer, anunciou na sua conta de Twitter que a sua equipa estava a trabalhar com muito empenho para aparecer na E3.

Este ano de 2020 é um ano especialmente importante tanto para a Xbox como para a Sony, uma vez que ambas têm programadas diversas apresentações de jogos e das suas consolas de nova geração, principalmente – Xbox Series X e a PlayStation 5.

O comentário de Phil Spencer, parece vir numa altura em que os fãs ansiavam por novidades dos grandes players do mercado, uma vez instalado o pânico com a ausência da SIE (como acontecera em 2019).

E a PlayStation 5? Haverão outros planos para o seu anúncio oficial?

Sabemos que cada marca procura garantir o secretismo antes do anúncio oficial das suas consolas de última geração. Contudo, os leaks e os principais analistas mostravam aquilo que poderia ser o futuro para estas verdadeiras obras de engenharia eletrónica.

O development kit da PlayStation 5 fora descoberto bastante tempo antes do seu anúncio (enquanto marca registada) na CES de 2020, no passado dia 6 de janeiro. Essas imagens vinham de encontro às suspeitas de um lançamento em 2020 da nova geração de consolas. Agora, no evento da CES deste ano, a PlayStation apresentou algumas imagens das ofertas da nova consola, bem como o logótipo oficial – mesmo que não existam imagens da consola final.

Segundo a marca norte-americana, podemos esperar a tecnologia Ray-Tracing, um SDD para maior velocidade nos tempos de carregamento, 3D áudio, gatilhos melhorados (haptics/adaptative triggers) e leitor Blu-Ray 4K.

A grande pergunta que se impõe é: quando será anunciada oficialmente a nova consola? Bom… Uma vez que não irão estar presentes na E3, a grande aposta seria a PlayStation Experience. O lançamento do PS4, por exemplo, em 2013 foi feito nesse grande evento da PlayStation. Não é um pouco estranho, a SIE estar ausente num dos grandes eventos do gaming, quando planeia vender a sua consola de nova geração? A Xbox deixou bem claro que aproveitará a oportunidade para promover a sua consola.

E você? Qual a sua opinião sobre a decisão tomada pela Sony Interactive Entertainment relativamente à E3? E a Microsoft? Lembre-se que a PlayStation não foi a única a abandonar o evento nos últimos dois anos.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here