E3 2019: Microsoft’s Conference

A Microsoft marcou presença na E3 2019, através da sua conferência que decorreu no passado domingo09 de junho às 21 horas, hora de Portugal Continental. Project Scarlett, XCloud e Halo Infinite fizeram parte dos anúncios da marca.

E3 ’19: Briefing — Conferência da Microsoft

Os eventos da Electronic Entertainment Expo (E3) têm uma grande importância para a indústria dos videojogos. Este ano, ficou marcado pela ausência da Sony Computer Entertaiment, mas nem por isso se tornou um desastre. Vimos excelentes apresentações, especialmente por parte da Microsoft. Grandes títulos foram mostrados, assim como reveladas as características da próxima geração de consolas.

E3 ’19: Project Scarlett

Project Scarlett, o nome de código para a nova geração de consolas Xbox da Microsoft. Com lançamento apontado para o inverno de 2020, mais precisamente, durante as férias de Natal. Ao que tudo indica, a nova geração utilizará uma nova arquitetura para o CPU, bem como, memória RAM DDR6, o deve proporcionar maior resultados, “[…] deve aumentar o desempenho [em] até 40X sobre a geração atual“, como refere a Microsoft.

E3 ’19: Halo Infinite

O título Halo Infinite, aguardado por muitos, apareceu no evento, tendo sido revelado que viria para a nova geração de consolas. É o próximo título na série Halo, originalmente da produtora Bungie, agora produzido pela 343 Industries da Microsoft. Ao que tudo indica, irá ser lançado em finais de 2020 (coincidindo com o Project Scarlett).

Assim, não existem informações se o jogo irá estar disponível para Xbox One, no entanto existe uma forte probabilidade de que ganhe uma versão para PC. A franquia Halo encontra-se presente no universo Xbox quase desde o seu começo, vendo-se com bons olhos a oportunidade de estar a ser desenvolvido para a nova geração de consolas.

E3 ’19: Xbox Game Pass Ultimate

Como refere Phil Spencer, vice-presidente executivo da Xbox e da Microsoft Studios, “[…] nem sempre correspondemos ao que idealizamos […] ter os jogadores no centro de tudo o que tenha a ver com a experiência de jogo na plataforma Windows”. Para corrigir esse tremendo erro, como admite o próprio, a Microsoft apresenta o Xbox Game Pass Ultimate.

Este serviço entrega aquilo que os fãs tanto pediram à Microsoft. O Xbox Game Pass para PC irá trazer mais de 100 títulos para Windows 10, em que os jogadores podem baixar e jogar mediante uma subscrição mensal. Grandes produtoras como Bethesda, Deep Silver, Devolver Digital, Paradox Interactive e Sega verão as suas franquias disponíveis para os jogadores. Os membros do Xbox Game Pass for PC irão receber também descontos na loja da Microsoft no Windows, a Microsoft Store, 20% em jogos armazenados na biblioteca, e até 10% em DLC’s e outros extras ao(s) jogo(s).

Mostrando o seu empenho para com os jogadores de PC, a Microsoft anunciou a inclusão de mais de 20 títulos Xbox Game Studio para a Steam, incluindo Gears 5 e Age of Empires 1, 2 e 3: “Definitive Editions”.

O Xbox Game Pass Ultimate une dois serviços em um apenas, o Xbox Live Gold e o Xbox Game Pass por $14,99 mês.

E3 ’19: Project xCloud

Em resposta ao projeto apresentado pela Google, a Google Stadia, a Microsoft apresentou o Project xCloud, um serviço de streaming de jogos cross-platform (PC, smartphone e consola). Com este serviço, os jogadores terão acesso a toda a biblioteca de títulos e séries disponibilizados pela Microsoft.

Sendo a Project xCloud um concorrente directo ao Google Stadia, iremos poder tirar alguma vantagem disto, por um lado, a excelência de conexão (que a Google pode oferecer com os seus datacenters) e por outro a quantidade jogos (que a Xbox e Microsoft podem disponibilizar [quase sem contratos]). O lançamento da xCloud está previsto para Outubro. Para além de tudo isto, se tiveres uma consola Xbox One, vais poder usufruir do serviço sem custos adicionais pois podes transformar a tua consola num servidor. Quanto ao preço cobrado pelo serviço, ainda não existem informações divulgadas pela divisão de videojogos da Microsoft.

E3 ’19: Xbox Elite 2, o comando Xbox reformulado

A inovação chegou aos comandos das consolas. Microsoft aproveitou a conferência da E3 2019 para apresentar um pequeno trailer onde mostra a constituição do seu novo comando Xbox Elite 2. O equipamento configura uma nova arquitetura interna, podendo ser personalizado ao gosto do jogador — desde gatilhos reguláveis em pressão, a precisão dos analógicos (com recurso a uma chave bastante interessante) e a própria tensão dos botões analógicos. Com um preço a rondar os 180 doláres, como confirma a Microsoft, o periférico faz-se acompanhar de uma ligação USB-C (mais moderno que os atuais comandos Xbox e PS4) para o dia do lançamento a 4 de novembro.

Além disso, o comando equipa uma nova bateria recarregável, com uma autonomia de cerca de 40 horas de utilização com uma carga (o que a ser verdade, é fantástico pois diminuí a probabilidade de viciar-mos/danificar-mos as suas baterias).

E3 ’19: 12 Minutes — um título 100% português

Para surpresa de muitos, este ano, na conferência da Microsoft, tivemos a presença de um título apelidado de 12 Minutos, desenvolvido por um programador/designer gráfico português. Ao que tudo indica, o programador começou, nos tempos-livres, a desenvolvê-lo enquanto trabalhava no desenvolvimento de The Witness.

O título consiste na tentativa de fuga a um loop temporal que se repete infinitamente no tempo (durante 12 minutos). A expetativa é grande, mas não se pode exigir muito de um título feito nos tempos-livres. Presume-se que se não fosse bom, não estaria a ser apresentado na conferência da Microsoft. Ainda para mais, é a primeira vez que um jogo criado por um português aparece numa conferência da E3.

E3 ’19: Microsoft Flight Simulator

O anúncio menos esperado por parte da Microsoft pode bem ser, Flight Simulator. A história deste simulador de voo é algo antiga. Criado pela Microsoft para uso doméstico, Flight Simulator teve um tempo de vida útil até 2006 com o lançamento da versão X. Em 2014, a Microsoft vendeu os direitos para a Dovetail Games que, em 18 de dezembro de 2014, lançou o Microsoft Flight Simulator X: Steam Edition. Contudo, a sua história começa antes mesmo de ser um jogo/simulador, mas essa história fica para outro artigo 😉

Apostado para 2020, Microsoft Flight Simulator regressa como a “[…] próxima geração de uma das mais adoradas franquias de simuladores de aviação“, como refere a Microsoft. Irás ter a oportunidade de pilotar todo o tipo de aviação, desde pequenas avionetas (estilo cessna) a grandes aviões com o maior detalhe ao redor do mundo e com as condições atmosféricas mais realistas.

E3 ’19: Gears 5

Como previsto, a produtora de Gears 5 pronunciou-se acerca de alguns detalhes deste título. Ao que tudo indica, o novo jogo da série Gears irá sair ainda este ano, a 10 de setembro. Além disso, pode contar-se com uma versão Beta de Multiplayer durante o verão para todos aqueles que desejarem testar o jogo.

E3 ’19: Age of Empires II — Definitive Edition

Contrariamente ao que se esperava, a Microsoft anunciou a versão «Definitive Edition» de um dos títulos RTS (Real-time Strategy) mais populares do mundo, Age of Empires II. Com o sucesso de AoE II HD, o trailer apresentado na E3 de 2019 não foi o de Age of Empires IV.

Com inúmeras melhorias no gameplay e sistema de som, os efeitos em resolução 4K foram uma das principais apostas dos produtores assim como um novo modo de campanha (totalmente re-desenvolvido) promete trazer de volta os apaixonados fãs. Segundo a Microsoft, o título está agendado para outono deste ano, podendo assim ser esperado para o 4º trimestre do ano.

E3 ’19: Cyberpunk 2077

A seguir a Halo Infinite, Cyberpunk 2077 era outros dos jogos mais esperados da E3 deste ano. Pensado e desenvolvido na perspectiva de primeira pessoa, neste título, os jogadores assumem o papel de um mercenário, com um vasto arsenal de armas de fogo e diversas técnicas de combate corpo-a-corpo. Cyberpunk 2077, ao que tudo indica irá ter um cenário ainda maior do que o de The Witcher 3: Wild Hunt, como revela a companhia polaca, CD Projekt Red.

O título tem data marcada para 16 de Abril do próximo ano, estando disponível para PC, Xbox One e PS4. Como consta do trailer e da informação disponibilizada por CD Projekt Red, o ator e cineasta, Keanu Reeves faz parte do projeto da companhia polaca. O ator é reconhecido por papeis em Matrix e, mais recentemente como John Wick.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here