Trabalhar a partir de casa, ou teletrabalho, tornou-se a norma para muitos de nós, prevendo-se que um significativo número de pessoas venha a adotar métodos de trabalho híbridos no futuro. No Reino Unido, foi divulgado que o teletrabalho representou uma redução de 885 milhões de quilómetros nas distâncias percorridas semanalmente pelos automobilistas.
Para as seguradoras, os quilómetros percorridos são um fator chave. A Ford está agora a trabalhar em parceira com o fornecedor britânico de seguros “pay-by-myle” (“custo por km”) By Miles, com o objetivo de proporcionar uma poupança nos custos de utilização para todos aqueles que já não utilizam o carro em deslocações diárias, ou que as reduziram substancialmente. Utilizando os dados dos sistemas de conectividade dos veículos, os clientes da Ford podem beneficiar de uma abordagem “pay-per-drive”, com potenciais poupanças associadas.
“A forma como viajamos ou nos deslocamos, sofreu uma enorme mudança que pode muito bem ter um impacto duradouro. Queremos defender as necessidades de mudança dos automobilistas que continuam a trabalhar a partir de casa”, referiu Mark Harvey, Director de Contectividade Empresarial da Ford Europa. “Trabalhando em conjunto com a By Miles, o nosso objectivo é utilizar dados de veículos conectados para ajudar a fornecer aos nossos clientes um conjunto completo de novos produtos e serviços inovadores”.
Os produtos de seguros que têm em conta a distância real percorrida – e não a distância prevista – dependem frequentemente da instalação de um dispositivo plug-in. Para os clientes da Ford e da By Miles, a informação virá diretamente do modem incorporado no veículo, o FordPass Connect. Não é necessário qualquer dispositivo adicional.3
Os clientes fazem o registo online e a apólice é ativada pela simples aceitação de uma notificação no ecrã do veículo para partilhar os seus dados relativos a distâncias. Os proprietários estão habilitados a gerir a partilha de dados do veículo e podem controlar com quem os querem partilhar e para que fins.
De acordo com o site de análise financeira Finder, 51% dos consumidores poderiam poupar £257,97 (o equivalente a cerca de €300,00) no seu seguro automóvel ao contratar uma apólice com a By Miles.
“A forma de operar dos seguros pode não funcionar para todos. Seja qual for o aspeto do formato do novo normal, é evidente que as necessidades dos automobilistas estão a mudar rapidamente – e as pessoas querem uma cobertura mais justa e flexível que reflita isso”, declarou James Blackham, CEO e fundador da By Miles. “Estamos muito satisfeitos com a nossa colaboração pay-by-mile com a Ford, a qual irá oferecer aos automobilistas uma alternativa fiável e conectada ao seguro automóvel tradicional”.
A colaboração com a By Miles, que estará totalmente disponível no final deste ano, é a primeira de várias parcerias a serem anunciadas em toda a Europa, tornadas possíveis pela tecnologia Ford dos veículos conectados Ford.