É o fim do BlackBerry Messenger: será descontinuado no dia 31 de maio

Pode não ter tido um BlackBerry, mas certamente que o ouviu falar da BlackBerry Messenger, um serviço de mensagens da BlackBerry e um dos primeiros deste segmento, apesar de em 2013 este serviço chegar ao iOS e Android, a queda da BlackBerry também ajudou a que este serviço perdesse utilizadores.

Em 2016, a BlackBerry anunciou uma nova parceria com a Emtek, com sede na Indonésia, para ajudar a expandir os negócios BBM de consumo. Como parte da parceria, a Emtek expandiu os recursos do BBM para consumidores com novos recursos e melhoramentos, enquanto a BlackBerry manteve o controle sobre sua solução BBM Enterprise. Agora, em uma notícia surpreendente, a Emtek anunciou a sua decisão de encerrar o serviço do BBM para consumidores a 31 de maio de 2019.

Em comunicado, a Emtek afirmou que o serviço ao consumidor do BBM encerra no dia 31 de maio de 2019. “Há três anos, começamos a melhorar o serviço ao consumidor do BBM, uma das mais adoradas aplicações de mensagens instantâneas, como um serviço multiplataforma onde os utilizadores não podem apenas conversar e partilhar experiências de vida, mas também consumir conteúdo e usar serviços de pagamento.”

“Embora estejamos tristes em dizer adeus, chegou a hora de pôr de lado o serviço ao consumidor do BBM e seguir em frente. Estamos gratos pelo seu apoio e queremos agradecer a todos, especialmente aos nossos utilizadores, parceiros e funcionários, por fazerem parte da jornada de atendimento ao consumidor do BBM. Esperamos que aprecie muitas boas lembranças do serviço ao consumidor do BBM que ajudaram a moldar as plataformas de mensageiros para se tornarem o que são hoje”, terminou a Emtek.

Embora o anúncio certamente não seja o melhor para os consumidores do BBM, isso não significa que o BBM, que está a ser utilizado nos smartphones BlackBerry desde agosto de 2005, tenha chegado ao fim. Após a decisão da Emtek, a BlackBerry anunciou que disponibilizará a sua plataforma de mensagens criptografadas empresarial, a BBM Enterprise (BBMe) para o consumo com aplicações através da Google Play Store a partir de hoje e da Apple App Store em breve. A alteração não afetará os utilizadores do BBOS ou do BlackBerry 10, pois a BlackBerry continua a fornecer esse serviço em vez da Emtek.

“Embora respeitemos a decisão da Emtek, estamos decepcionados porque a plataforma não prosperou e cresceu como o esperado”, disse Mark Wilson, diretor de marketing da BlackBerry. “Depois de muita consideração, decidimos que os utilizadores leais do BBM devem continuar a ter uma plataforma de mensagens segura na qual possam confiar”.

Como parte da transição, o BBMe estará disponível gratuitamente por um ano e após o primeiro ano, uma assinatura de 6 meses estará disponível por 2,49 dólares. Além das versões para Android e iOS, o BBMe também está disponível no Windows e Mac, e oferece muitos dos recursos que os utilizadores do BBM já conhecem, como chat em grupo, chamadas de voz, chamadas de vídeo e edição, entre muitos outros. Também poderá ver quando as mensagens forem recebidas e lidas, enviar anotações de voz, arquivos e sua localização.

Fonte: BBM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here