E-mail marketing: 4 dicas dos especialistas

Seja para promover a sua empresa, começar um novo negócio, ou divulgar o mais recente single da sua banda de garagem, não há como escapar ao marketing de e-mail. O e-mail marketing é uma parte fundamental do nosso mundo altamente digitalizado. E como todas as coisas que dizem respeito a negócios ou a publicidade, existem boas e más maneiras de o fazer.

Saber como estruturar uma newsletter é fundamental para dominar os conceitos básicos do e-mail marketing. Mas se quer estar à altura da concorrência, o melhor mesmo é seguir as dicas para profissionais do especialista Liviu Tanase, um empreendedor de sucesso e CEO da ZeroBounce, uma empresa de verificação de e-mails. Num artigo recentemente publicado no site Entrepeneur.com, Tanase deixou 4 dicas fundamentais para todos aqueles que tenham interesse em ser bem-sucedidos na área do e-mail marketing:

1. Higiene é fundamental

Referimo-nos, obviamente, à higiene da sua lista de contactos. Se por um lado parece óbvio que um maior número de contactos implica um maior número de acessos, por outro lado é importante manter as suas listas de contactos em ordem.

Enviar demasiados e-mails pode ser perigoso, especialmente quando aqueles que os recebem não têm acesso à informação de forma eficaz. Se não quer que as suas newsletters acabem na caixa de entrada de centenas de e-emails “fantasma”, o melhor mesmo é rever a sua lista de contactos todos os meses. Livre-se dos e-mails inactivos ou inúteis e acrescente alguns nomes novos à lista para tornar os seus e-mails publicitários muito mais eficazes.

2. Empatia na dose certa

Que a publicidade é simpática já todos sabemos; nada afasta potenciais clientes tão rápido como um e-mail rude. Mas os seus boletins de notícias e e-mails publicitários podem beneficiar imenso se escritos com a dose certa de empatia. Tanase referenciou a recente crise mundial que hoje vivemos como exemplo. Se por um lado é importante que as suas newsletters não refiram esta crise de forma directa, focando-se por sua vez na qualidade do produto, é essencial que uma postura excepcionalmente empática seja tida em conta. É uma arte subtil e complexa, mas que pode beneficiar em muito o sucesso dos seus e-mails.

3. Cuidado com o spam

O spam é o maior inimigo de qualquer newsletter, e pode ser difícil ver-se livre dele. Segundo Tanase, receber 1 queixa de spam por cada 1,000 e-mails enviados é sinal para preocupação, por isso esteja atento a estes números. Como Internautas, sabemos que nem tudo são rosas no mundo da Internet. É por isso vital que escolha bem o conteúdo dos seus e-mails e não abuse demasiado da sua lista de contactos.

4. Consistência é tudo

Seja para promover um produto ou um boletim de notícias de qualidade, consistência é tudo no mundo do e-mail marketing. Seguir um horário coeso de forma religiosa pode ser a diferença fundamental entre conquistar a atenção de um dos seus contactos ou perdê-la para sempre. Tanase é extremamente inflexível neste ponto, referindo mesmo que “ainda que um e-mail possa ser curto e simples” é sempre melhor enviá-lo e cumprir um horário coeso do que simplesmente esperar pelo dia seguinte.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here