É já hoje que a TDT muda frequência e você pode perder sinal

É já hoje, quarta-feira dia 27 de novembro, que a TDT pode perder sinal. Mas não fique em pânico porque há como evitá-lo. A mudança de sinal está prevista para as 15 horas e necessita que os seus utilizadores voltem a sintonizar o seu televisor.

A ANACOM havia explicado que o canal iria alterar do 56 para o 35 e que é então às 15 horas que está previsto o arranque das operações da alteração do emissor de Odivelas Centro. A mudança passa por libertar o espetro dos 700 MHz para o 5G.

E se julgamos que a TDT quase não tem uso, os dados apontam para que 23%, segundo a ANACOM  aceda ao serviço gratuito de televisão. Estes números compreendem segundas habitações e segundos e terceiros televisores em casa. Se não falarmos em segundas habitações nem em segundos e terceiros televisores, os dados apontam para que 13 a 14% da população portuguesa ainda se sirva desta forma de obter televisão de modo gratuito.

É a Altice Portugal que vai estar ao comando das mudanças e fazer o teste piloto. Este teste piloto inicia-se no Concelho de Odivelas e afeta também as freguesias de Carnide, Lumiar e Santa Clara, em Lisboa e a Amadora afetando num total 135 mil residências.

Para não perder o sinal tem mesmo que sintonizar os sete canais gratuitos. Pode fazê-lo através do comando do seu televisor ou da caixa TDT que configura a antena. Primeiro deve procurar a opção setup e instalar ou ajustar o canal e seguir as restantes instruções que aparecem no televisor.

Prevendo que algumas pessoas possam precisar de ajuda técnica, a ANACOM dispõe de equipas técnicas que possam ajudar quem precisa esta quarta e quinta-feiras e de uma carrinha de apoio na rua que será facilmente avistada. O próprio serviço telefónico será alargado do habitual horário das 9 horas da manhã às 22 horas para as 24 horas. Para além do território referido as restantes cidades e freguesias do país farão a migração na terceira semana de janeiro do próximo ano.

Fonte: ANACOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui