Dubai instala túnel de segurança nos aeroportos

Cada vez mais os países apostam no combate ao terrorismo e ao tráfico de droga. Uma das portas de entrada para estes tipos de ameaças ao país é o aeroporto. No Dubai até 2020 espera-se 124 milhões de entradas de pessoas pelos aeroportos. Quando se fala num número tão elevado de pessoas é preciso falar-se de novas formas de controlar o que as mesmas trazem consigo. A solução encontrada pelas autoridades nacionais para esta questão foi a instalação de um túnel de vídeo.

O túnel de vídeo não é mais que um caminho equipado com 80 câmaras que em conjunto com um algoritmo conseguem fazer reconhecimento facial e leitura de íris em frações de segundos. As paredes deste túnel são também capazes de transmitir imagens escolhidas pelos operadores. Se o algoritmo detectar algum comportamento estranho ou reconhecer o passageiro é imediatamente mostrado um alerta aos seguranças.

Recorde-se que o Dubai não foi o primeiro país a utilizar esta tecnologia para melhorar a eficiência aeroportuária, esta é uma tecnologia que está a ser adoptada em grande escala e que poderá rapidamente chegar a Portugal.

 

Veja também...

Deixe o seu comentário