Dropbox sofreu novo ataque e foram comprometidas 68 milhões de contas

Red Magic 3S

dropbox

Na passada semana a Dropbox alertou todos os clientes que alterassem a palavra passe de acesso às suas contas, caso mantivessem a mesma senha desde 2012 com a justificação de «medida preventiva».

Ao que tudo indica a Dropbox já teria conhecimento de que tinham sido comprometidas mais de 68 milhões de contas através de uma falha de segurança que afetava a plataforma em 2012. A descoberta foi revelada pela Motherboard que precisa o número de contas afetadas: 68.680.741.

Esta operação de saque foi realizada por um de dois métodos: ou através da função hash SHA1 ou do acesso à rede interna da Dropbox através da palavra passe de um funcionário. Esta última teoria tem sido avançada pelo site de tecnologia TechCrunch.

As falhas de segurança e privacidade da Dropbox, serviço pioneiro de armazenamento de ficheiros na cloud, há muito que são conhecidas, e levaram até Edward Snowden a visá-la nas suas críticas afirmando que «a Dropbox mantém uma parceria secreta com a PRISM, o que a torna num local hostil e comprometedor para a privacidade». A empresa prontamente negou estas afirmações, assim como de outros ataques que nunca assumiu serem falha sua: em 2014 foram roubados dados de 7 milhões de pessoas tendo dado a justificação que isso foi conseguido através de um serviço de terceiros; recuando mais no tempo em 2012, praticamente a totalidade dos utilizadores da Dropbox receberam ‘spam’ nas suas caixas de e-mail graças a uma falha de segurança.

Coloca-se cada vez mais em risco a posição no mercado da Dropbox, com estas falhas e a falta de humildade para assumir erros. Ao longo dos tempos o serviço tem perdido quota de mercado para propostas de concorrentes que oferecem além da maior segurança, novas e atualizadas funções. Será este o caminho para o fim?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here