Dropbox e iCloud Drive e como ambas abordam diferentes formas de armazenamento

Red Magic 5G

Nos dias que correm, muitos de nós usamos a cloud para podermos guardar e ter como salvaguarda os nossos ficheiros e informação, sendo a própria cloud um meio eficaz de armazenamento de extensão aos discos dos nossos computadores bem como aos discos externos. Desde que tenhamos acesso à internet poderemos sempre aceder online a essa mesma informação.

Muitos dos serviços combinam a sincronização e o armazenamento mesmo offline, e assim que conseguir ter acesso à internet, todas as alterações serão  devidamente actualizadas. Assim cada ficheiro que exista na cloud estará disponível também em todos os equipamentos que o utilizador possa ter associado à respectiva conta. E sempre que o alterar irá ser actualizado em todas essas máquinas.

Em relação ao armazenamento, podemos manter os dados armazenados nosso computador localmente e em completa sincronização com os mesmos igualmente armazenados na nuvem. Não é necessário apenas depender da cloud para podermos trabalhar com os ficheiros. A sincronização irá ser feita tal como referimos atrás assim que a ligação à internet seja efectuada.

Dois dos serviços mais utilizados são o Dropbox e o iCloud Drive e ambos possuem versões das aplicações tanto para macOS, iOS e iPadOS bem como para Windows. No entanto as suas filosofias no modo como abordam o funcionamento dos serviços diferem uma da outra. O Dropbox alterou a sua metodologia no verão passado para contas pessoais, pelo que actualmente poderá estar algo diferente se não têm utilizado o serviço faz algum tempo.

O iCloud Drive utiliza todo o espaço que seja necessário e esteja disponível na sua conta iCloud, pelo que se quiser de facto tirar todo o proveito do serviço aconselhamos a que subscreva a capacidade de 200GB ou superior. O macOS gere automaticamente quais os ficheiros a ficarem guardados localmente no seu Mac, e apenas é efectuado uma “purga” quando tem a opção de optimização de espaço nas preferencias da sua conta iCloud no Mac activada. O macOS utiliza as informações acerca dos acessos e modificações dos ficheiros para poder gerir quais os que ficam no momento no iCloud Drive ou ficam localmente guardados também. Esses ficheiros estarão então na iCloud e acessíveis através do gestor de ficheiros do iOS e iPadOS, iCloud Drive no Mac ou através link iCloud.com

Com o Dropbox qualquer pasta ou ficheiro que seja utilizado, o Mac automaticamente sincroniza e actualiza tudo juntamente com todas as outras fontes do Dropbox. Permite também deixar ser o utilizador a escolher quais os ficheiros ou pastas que pretende que fiquem localmente armazenados.

Seja qual fôr dos serviço que utilize, basta abrir um ficheiro à sua escolha e o conteúdo do mesmo irá ser descarregado e mostrado ao utilizador. Todo o ficheiro e estrutura das pastas mantém-se intactas, pelo que saberá sempre no seu Mac qual o conteúdo de cada pasta, quer esteja guardado somente na cloud ou localmente no seu disco rígido.

Fonte: MacWorld

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here