Dot desenvolve smartwatch para cegos

Os criadores do Dot criaram um novo relógio. Mas não um qualquer. Trata-se de um smartwatch que, em vez de um visor tradicional, possui quatro células braille que permitem que pessoas cegas sejam capazes de “ver” aquilo que recebem no seu aparelho.

Com esta nova tecnologia, o utilizador invisual consegue sentir e compreender as mensagens com o passar dos dedos no visor do dispositivo. Tratando-se de um relógio, permite que apareçam apenas quatro símbolos de cada vez. Ainda assim, cada mensagem pode ser apresentada à velocidade que a pessoa desejar.

Através do smartwatch, as pessoas poderão responder a algumas mensagens, aceder ao Facebook e receber coordenadas de GPS. Estas são ferramentas que todos nós utilizamos, mas que para os cegos é mais complicado. Dessa forma, a empresa Sul Coreana decidiu inventar um relógio que promove a “inclusividade e a acessibilidade”, afirma o Huffigton Post.

O aparelho pode ser conectado a qualquer smartphone via Bluetooth. Assim sendo, qualquer mensagem de qualquer aplicação recebida no dispositivo móvel poderá ser lida em braille no smartwatch.

Outros relógios do género, nomeadamente o Apple Watch, já haviam criado mecanismos, utilizando som, para chegar mais perto dos utilizadores cegos. Contudo, apesar de já ser uma ajuda, esta revelou-se uma solução limitada por questões de privacidade.

Fonte: The Huffington Post

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui