Donald Trump proibe a criptomoeda da Venezuela nos EUA

O Presidente dos Estados Unidos Donald Trump assinou na segunda-feira uma ordem executiva a barrar qualquer transacção com ligações aos Estado Unidos que envolva a criptomoeda venezuelana, a “Petro”.

“Investir na moeda ‘petro’ será visto como um suporte directo a esta ditadura e as suas tentativas de diminuir a ordem democrática na Venezuela”, disse uma fonte oficial de Washington citada pela Reuters.

Esta ordem barra “todas as transacções relacionadas com, provisões de financiamento para, e outros negócios com, de uma pessoa dos Estados Unidos ou que resida nos Estados Unidos, qualquer currência digital, moeda digital, ou token digital emitido pela governo venezuelano”.

Recorde-se que a 20 de Fevereiro o Maduro anunciou que a sua criptomoeda ‘petro’ tinha conseguido reunir $735 milhões de dólares no seu primeiro dia de pré-venda. O presidente venezuelano ficou tão entusiasmado com a ideia da moeda digital, que anunciou no último mês que iria lançar o ‘petro gold’, uma moeda digital com valor baseado em metais preciosos.

Estas sanções já eram esperadas e surgem na sequência de sanções e outras medida de embargo à economia venezuelana colocadas no terreno pelo governo americano. A criptomoeda lançada pelo governo de Maduro tem precisamente como um dos principais objectivos tentar contornar estas sanções que limitam as possibilidades de financiamento do país.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here