Domínios .pt voltam a bater recordes

Portugal lidera a lista dos domínios online que mais crescem na Europa. No ano passado, registaram-se 150.525 novos domínios em .pt, mais 13.604 do que em 2021, o que representa um crescimento de 10%. Março (15.612) e outubro (15.656) foram os meses com maior número de registos. Os dados foram divulgados pelo .PT, entidade responsável pela gestão do domínio português por excelência.

No segundo semestre do ano, contabilizaram-se quase 76 mil novos registos em .pt, mais 12.435 do que no período homólogo, o que corresponde a um aumento de 20%. Todo este crescimento representa um novo recorde.

Foram ainda registados, em 2022, 50.249 domínios via Empresa na Hora (em que todo o processo de constituição de uma sociedade comercial ou sociedade civil sob a forma comercial pode ser feito num único balcão, num único momento), mais 10.934 do que em 2021, nomeadamente através da iniciativa 3em1.pt, em parceria com os Agentes de Registo, que atribui a quem crie uma empresa, associação ou sucursal na hora, um pacote de serviços gratuitos, pelo período de um ano, que inclui um domínio .pt.

“O número de registos alcançado neste ano supera os resultados dos anos de pandemia, que eram até aqui os melhores de sempre, fruto da aposta de empresas e cidadãos no digital. As empresas, em particular, perceberam que têm de continuar a fazer esta transformação e a investir numa presença online para impulsionar os seus negócios”, explica Luísa Ribeiro Lopes, Presidente do Conselho Diretivo do .PT. Micro, pequenas e médias empresas estão hoje mais alerta para a importância de ter um website funcional, mas também terão contribuído para esta sensibilização o apoio e desenvolvimento de programas como o INCoDe.2030, o MUDA ou a Rampa Digital.

“Os números deixam-nos muito satisfeitos e consolidam o trabalho que o .PT desenvolve, quer na promoção de uma internet mais segura e de confiança, quer na área da capacitação e inclusão digitais”, conclui Luísa Ribeiro Lopes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui