DLR revela o conceito do seu novo veículo elétrico U-Shift

O Centro Aeroespacial Alemão, ou Deutsches Zentrum für Luft und Raumfahrt (DLR), revelou um protótipo funcional para um veículo de mobilidade urbana e logística multiuso chamado U-Shift, que vai impressionar qualquer um.

Em um comunicado à imprensa, o DLR explicou que está a dar uma nova vida à mobilidade urbana e logística futuras com o U-Shift, que será composto por uma unidade de acionamento elétrica e autônoma em forma de U que é acoplada a módulos separados, dependendo da necessidade do usuário.

O modelo foi projetado para funcionar 24 horas por dia, permitindo que as empresas o chamem para a ação em diferentes tarefas assim que necessário, sem precisarem de um condutor, reduzindo assim custos das empresas em termos de salários.

O DLR descreve seu U-Shift, que foi apresentado na Conferência Provisória do Diálogo Estratégico para o Setor Automotivo em Stuttgart na semana passada, como um veículo que tem uma ampla gama de aplicações como um autocarro espacial, um centro de distribuição versátil de mercadorias e encomendas ou como um veículo de vendas móvel.

Além disso, a unidade de acionamento em forma de U contém todos os componentes e sistemas técnicos valiosos necessários para as viagens autônomas, elétricas e silenciosas, explica o DLR no seu comunicado à imprensa, durante a revelação do seu novo projeto.

A unidade de acionamento é feita para funcionar 24 horas por dia, se necessário, enquanto os módulos são projetados para serem muito mais econômicos, de modo a que as empresas possam essencialmente escolher as opções de que precisam e, potencialmente, experimentar, se necessário.

O módulo de transporte público, por exemplo, possui sete poltronas, uma poltrona extra dobrável e uma grande porta com uma rampa integrada para acesso a deficientes. A cápsula de carga, por sua vez, tem espaço para quatro paletes Euro ou oito cabines rolantes com barras, explica o DLR.

“Queremos tornar a mobilidade de amanhã mais sustentável, eficaz e conveniente”, explica Nicole Hoffmeister-Kraut, Ministra da Economia de Baden-Württemberg. “Produtos e modelos de negócios totalmente novos podem surgir de inovações futurísticas, como o conceito de veículo U-Shift.

“É essencial que apoiemos as nossas pequenas e médias empresas em Baden-Württemberg durante o processo de transformação da indústria automotiva e as ajudemos a encontrar um novo papel no campo de futuros conceitos de veículos e soluções de mobilidade”, continua Hoffmeister-Kraut. “A abordagem modular abre muitas oportunidades nesta área.”

Os pesquisadores da DLR estão a usar o protótipo para executar os testes iniciais e obter feedback de operadores e fabricantes em potencial. Eles também estão a procurar feedback dos cidadãos para determinar diferentes casos de uso para o U-Shift nos setores público e privado.

O próximo grande passo, dizem os pesquisadores, é aumentar o desempenho do trem de força, testar um novo sistema de bateria, instalar um hardware e sensores para uma direção automatizada e conectada e melhorar a construção do chassi e do dispositivo de levantamento.

“Com o conceito modular U-Shift, estamos a dar passos significativos em direção à transformação da mobilidade”, disse Karsten Lemmer, membro do Conselho Executivo da DLR para Energia e Transporte. “Protótipos são extremamente importantes, especialmente para a adoção de conceitos inovadores pela indústria automotiva ou por provedores de serviços de logística e  de mobilidade. Eles permitem que os pesquisadores e futuros usuários experimentem verdadeiramente e ajudem a melhorar o mundo móvel de amanhã.”

O DLR tem como objetivo ter um segundo protótipo totalmente automatizado pronto para 2024. Ele deve ser capaz de atingir 60 quilômetros por hora e trará ao mundo um passo mais perto da visão da empresa aeroespacial de mobilidade multiuso sob demanda.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here