Direitos de Autor: Facebook estabelece acordo com 3 multinacionais da música

A questão dos direitos de autor nos vídeos partilhados em plataformas como o Youtube e o Facebook é uma questão que muita tinta tem feito correr por todo o mundo. Onde termina a liberdade de expressão e criação artística e ode começa o uso indevido de conteúdos protegidos de outrem?

O Facebook decidiu abordar o problema de uma perspectiva diferente e estabeleceu um acordo com três multinacionais com negócio na área da música, designadamente, a Warner Music Group, a Universal Music Group e a Sony. Este acordo estabelece o pagamento de dividendos do Facebook para estas empresas conforme músicas pertencentes ao seu catálogo sejam utilizadas nos vídeos dos utilizadores das plataformas da Facebook. Isto inclui o Facebook, o Facebook Messenger e o Instagram.

Assim, os utilizadores que façam upload de vídeos com músicas protegidas destas três empresas já não correrão o risco dos vídeos serem retirados devido a violação dos direitos de autor.

O Facebook ainda quer estabelecer acordos com mais companhias da área da música para aumentar o leque das músicas salvaguardadas para uso dos seus utilizadores e, assim sendo, é de esperar novidades nos próximos meses.

Veja também...

Deixe um comentário

avatar
  Subscrever  
Notificar de