Direção totalmente autônoma da Tesla criticada pela presidente do NTSB

Jennifer Homendy, presidente do National Transportation Safety Board, disse que a Tesla deve abordar “questões básicas de segurança” antes da testa se expandir no seu modo de “direção totalmente autônoma” (FSD). O CEO da Tesla, Elon Musk, disse no início deste mês que a empresa planeava um lançamento mais amplo do FSD até ao final de setembro, disponibilizando um “botão beta público” para mais clientes da Tesla.

Conforme relata o WSJ, uma atualização do software que foi projetado principalmente para conduzir em rodovias, a fim de preparar os veículos para circular nas ruas da cidade. Homendy citou palavras duras para o uso da Tesla do termo “direção totalmente autônoma”, que ela chamou de “publicidade enganosa e irresponsável”, acrescentando ainda que a Tesla “claramente enganou várias pessoas para o uso indevido e abuso da tecnologia.” O NTSB pode conduzir investigações e fazer recomendações, mas não tem autoridade de fiscalização.

De acordo com os documentos obtidos pelo grupo de transparência legal PlainSite em maio, o diretor do software Autopilot da Tesla disse ao Departamento dos veículos motorizados da Califórnia que Musk exagerou nas capacidades do sistema avançado de assistência ao motorista da empresa.

blank

Em fevereiro de 2020, o NTSB descobriu que o sistema de assistência ao motorista do piloto automático da Tesla era uma das possíveis causas do acidente fatal em 2018, afirmando que o motorista, que estava a jogar um jogo de telemóvel enquanto estava a usar o piloto automático, estava excessivamente confiante nas capacidades do piloto automático.

O NTSB afirma que a Tesla ignorou as suas recomendações de segurança de 2017 sobre o piloto automático. A agência disse à Tesla e a outras cinco outras montadoras que deveriam adicionar salvaguardas aos sistemas avançados de assistência ao motorista para que seja mais difícil usá-los indevidamente.

NTSB recomendou também que as montadoras limitem onde e quando os tais sistemas de assistência ao motorista podem ser usados. A Tesla foi a única montadora que não respondeu oficialmente às recomendações do NTSB, embora tenha aumentado a frequência dos alertas se um motorista tirar as mãos do volante ao usar o piloto automático.

Fonte: Wsj

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here