Dioscope ganha prémios mundiais com inovação “oncologista digital”

A Dioscope, startup portuguesa, que tem como objetivo resolver a escassez de oncologistas e melhorar a terapia da maioria das pessoas que sofrem de cancro, venceu o prémio ” Top Project”, que elege o melhor projecto que “quebra barreitas no acesso a terapias oncológicas”, bem como a competição de empreendedorismo ‘Hackathon’, que se realizou entre os dias 22 e 26 de novembro, no “Building Bridges, Beating Cancer”.

A organização do evento de empreendedorismo internacional é da responsabillidade da farmacêutica Novartis e do grupo Scanbalt. Esta competição tem como intuito encontrar soluções digitais inovadores na área da saúde, por forma a reduzir as desigualdades no acesso a tratamento de cancro nos diferentes países da Europa. No velho continente o cancro é a principal causa de morte, e em Portugal, todos os anos são diagnosticados cerca de 40 mil casos.

Esta startup apresentou uma solução virtual, que visa ajudar, em tempo real, médicos de família a diagnosticar de forma antecipada doentes com cancro. Devido à falta de médicos especialistas no tratamento da doença, a solução da Dioscope vem ajudar a facilitar o diagnóstico por parte de outros médicos, aumentar a eficácia hospitalar, reduzir o erro médico e facilitar a comunicação e articulação entre as diferentes especialidades.

Este sistema tem um custo elevado e a sua adaptação ainda é limitada visto que é necessário ter em consideração as especificidades de cada hospital, impedindo, assim, que seja implementado mais amplamente. Com a plataforma da Dioscope é possível manter a autonomia das equipas médicas.

O responsável pela criação desta startup, lançada em 2018, foi Tomás Pessoa e Costa e primeiramente chamou-se “Perguntas da Especialidade” , tendo em 2020 mudado de nome para Dioscope. Desde então que é uma plataforma que inclui conhecimento médico multifacetado, um sistema de apoio à decisão e um “learning center” que ajuda o profissional de saúde durante o seu percurso profissional.

Esta foi a primeira empresa portuguesa a ganhar os ‘WSA European Young Innovators’, iniciativa do âmbito da ONU, que premeia os projetos europeus com maior impacto social.

Fonte: Newsline

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui