Diga adeus aos serviços da Google que nunca conheceu

Ao todo são sete os serviços disponibilizados pela Google que têm o fim definido. De todos o Google Wave foi o projecto em que a empresa mais esperanças depositou.

Numa altura em que muitos vão já fazendo a contagem dos dias até ao fim do ano, na Google conta-se os dias até ao final dos projectos que não tiveram grande sucesso entre os utilizadores. Os primeiros a desaparecer do mapa da empresa são os serviços Google Gears (desenvolver ferramentas offline) e Bookmarkst List (partilha de marcadores) que até ao final de Dezembro deixam de funcionar.

Segue-se na lista o Google Friend Connect (adicionar recursos sociais a sites e blogs) que passa apenas a estar funcional nos utilizadores Blogger e que para os restantes fica desactivado a 1 de Março de 2012. O Google Knol (tentativa de Wikipedia) vai ser eliminado progressivamente, um pouco à imagem do que a empresa norte-americana costuma fazer, funcionando normalmente até 30 de Abril de 2012, passando depois para um período em que se pode guardar ou migrar os conteúdos para outros serviços até 1 de Outubro, até que no dia a seguir tudo vai desaparecer.

Se estes nomes até agora não lhe dizem nada, então faz parte da razão pela qual os serviços serão desactivados. Como a empresa de Moutain View afirma no seu blog oficial “os produtos descontinuados não tiveram o impacto que esperávamos (…) no objectivo de construir uma experiência Google mais simples, bonita e intuitiva”.

O nome mais conhecido é o do Google Wave, uma ferramenta de partilha de conteúdos e que foi a primeira grande aventura da gigante das pesquisas numa aproximação às redes sociais. Depois de 31 de Janeiro de 2012 apenas se pode ler o que já foi partilhado no Wave para no dia 30 de Abril fechar de vez. Até lá pode guardar as suas «ondas» em formato PDF.

Na terceira grande limpeza de ferramentas sem-abrigo e sem sentido no quadro das novas estratégias da empresa, das quais fazem parte a rede social Google+ ou a migração para conteúdos em HTML 5, ficam ainda pelo caminho a Timeline (linhas que dividiam os resultados das pesquisas em função do tempo) e o projecto verde com base em energia solar conhecido como RE<C ou Energia Renovável Mais Barata do que o Carvão, na sua versão traduzida.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui