Dicas: Tem a memória do smartphone cheia? Saiba como otimizar o equipamento

O armazenamento em nuvem pode ser uma óptima forma de manter as suas fotografias, vídeos e documentos seguros e acessíveis. No entanto, é importante estar ciente de que a utilização do armazenamento em nuvem pode ter um custo. Por um lado, pode ficar sem espaço se não tiver cuidado, e por outro, pode ter de começar a pagar se utilizar o espaço que tem gratuitamente.

Gastar dinheiro extra em espaço de armazenamento na nuvem pode ser um desperdício se não utilizar o armazenamento do seu telefone da melhor maneira. A SPC tem algumas dicas para o ajudar a aproveitar ao máximo o espaço de armazenamento do seu telefone.

Qual é o armazenamento ideal?

Em primeiro lugar, deve estar ciente da quantidade de armazenamento que cada tipo de informação consome. Por exemplo, 4000 fotografias de alta qualidade ocuparão 16GB de espaço. Se quiser fazer vídeos, uma hora de gravação em 1080p ocupará 1,5GB, enquanto que são necessários 3GB para 2K vídeo. As aplicações de redes sociais podem ocupar entre 5MB e 2GB cada e a música descarregada directamente para o seu telefone pode ocupar entre 3MB e 10MB por música.

Assim que tiver uma ideia da quantidade de armazenamento que os diferentes tipos de informação requerem, pode começar a tomar decisões sobre o que guardar e o que apagar. Por exemplo, se tiver muitos ficheiros de música que não ouve com muita frequência, poderá querer apagá-los e libertar algum espaço. Ou se tiver muitas fotos antigas de que já não precisa, porque não livrar-se delas?

Estes são dados aproximados, que sustentam a facilidade com que os dados podem acumular-se. O telemóvel deixará então de armazenar ou guardar quaisquer novos dados se ficar com a memória cheia, que poderá perder e não poderá fazer coisas como tirar fotografias ou gravar vídeos.

Mas pode fazer algumas coisas para evitar esta situação:

Reduza a qualidade dos seus ficheiros multimédia

Reduza a qualidade dos seus ficheiros multimédia para redes sociais e envio para a família e amigos. A menos que queira utilizar imagens em formatos de alta definição para impressão, evite guardar os ficheiros multimédia que produz na sua vida quotidiana com elevada qualidade. Para o efeito, ao fazer gravações de vídeo ou tirar fotografias, seleccione o modo HDR que grava em baixa definição.

Se quiser manter as suas fotos e vídeos favoritos sempre consigo, considere guardá-los num cartão de memória microSD. Este cartão removível pode ser inserido na maioria dos telemóveis para permitir um armazenamento extra, e também pode ser inserido noutros dispositivos compatíveis. Com 64GB, 128GB ou até 1TB extra, terá muito espaço para guardar as suas memórias favoritas.

Desinstale aplicações que não utiliza

Desinstale aplicações que não utiliza regularmente para libertar espaço de armazenamento no seu telefone. Sabia que pode usar a loja Play Store para limpar o armazenamento do seu telefone? Tudo o que precisa de fazer é abrir a aplicação, tocar no seu perfil e Gerir aplicações e dispositivos.

Agora, toque novamente na parte de armazenamento, onde a Google Play Store mostra-lhe quanto espaço as suas aplicações estão a utilizar. Aqui, pode ver as aplicações que descarregou e quanto espaço cada uma delas está a consumir.

Para desinstalar várias aplicações de uma só vez, marcar as caixas ao lado das aplicações que se pretende eliminar e tocar no ícone da lixeira. A Play Store mostrar-lhe-á quanto espaço cada aplicação libertará quando for eliminada.

Desative transferência automática de ficheiros no WhatsApp

Se utiliza o WhatsApp frequentemente, a primeira coisa a fazer é desactivar, nas suas definições, a opção de transferência e armazenamento automático de ficheiros que são partilhados em grupos e conversas, sejam imagens, som ou voz.

Esta opção reduz drasticamente a quantidade de ficheiros que enchem diariamente o armazenamento e evita o tempo posterior na selecção e limpeza dos mesmos. Guarde manualmente aquilo em que está interessado e garanta assim a boa gestão do seu armazenamento.

Limpe a cache das aplicações

A limpeza da cache da aplicação pode libertar espaço de armazenamento valioso no seu telefone. Ao limpar a cache, pode apagar dados temporários que estejam a ocupar espaço no seu dispositivo.

Para limpar a cache de uma aplicação, vá a Definições, Aplicações e toque na aplicação. Em seguida, toque em Armazenamento e Limpar Cache. Esta simples acção pode libertar até 1GB de espaço de armazenamento no seu telefone.

Elimine ficheiros e fotos

É importante libertar regularmente espaço de armazenamento no seu telefone. Isto permitir-lhe-á ter mais espaço para aplicações e ficheiros. Uma maneira de o fazer é apagar ficheiros grandes, fotografias, vídeos, e aplicações exigentes. Em vez de se livrar completamente desta informação, pode transferi-la para um computador para armazenamento. Limpar o seu telefone regularmente pode ser útil para garantir que tem espaço suficiente para as coisas de que necessita.

Aproveite o armazenamento da nuvem gratuito

Está a ficar sem espaço de armazenamento no seu smartphone? Tem ficheiros que precisa de aceder em qualquer lugar, a qualquer momento? Se sim, pode libertar espaço no seu smartphone e manter o acesso a esses ficheiros utilizando os 15GB de armazenamento gratuito disponíveis na sua conta Google.

O armazenamento é partilhado entre o Gmail, Google Drive e Google Photos, portanto, se gerir fotografias, vídeos e outros documentos que ocasionalmente precisa de visualizar, mantê-los na nuvem na sua conta Google pode ser uma óptima solução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui