Dicas para criar uma Palavra-passe robusta que se possa lembrar!

É tentador usar simplesmente o seu primeiro nome, a sua data de nascimento, ou o nome do seu animal de estimação como senha. Isso é porque é fácil para si lembrar. Mas esta é uma das formas mais seguras de se certificar de que não se esquece da sua palavra-passe.

E com o número de contas online que temos, somos obrigados a cometer este erro mais cedo ou mais tarde. Para manter a sua palavra-passe segura e para ter mais hipóteses de se lembrar dela, siga estas dicas.

Criar uma senha única

A primeira e mais importante dica é criar uma senha única para cada conta. Isto inclui tudo, desde as suas contas de e-mail e meios de comunicação social até às contas bancárias, e tudo o que se encontra entre elas. Use uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números, e símbolos.

Pode também tentar adicionar uma frase memorável ou uma data memorável para facilitar e tornar mais segura a sua memória.

Adicionar números, símbolos, e emojis

A próxima dica é adicionar números, símbolos e emojis à sua palavra-passe. Isto irá ajudá-lo a criar uma palavra-passe mais forte, facilitando a sua memorização. Se tiver dificuldades em lembrar a sua palavra-passe, adicione números à sua palavra-passe. Comece por memorizar o número e depois associe-o ao resto da sua palavra-passe.

Este pode ser o seu endereço de rua, nome, data de nascimento, ou qualquer outra coisa que associe ao número. Por exemplo, se o seu endereço de rua for 123 Main Street, então a sua palavra-passe pode ser 123Main ou 123MainSt.

Não usar a mesma palavra-passe para tudo

A próxima dica é não utilizar a mesma palavra-passe em todos os locais. Sim, é tentador fazer isto porque é mais fácil de lembrar. Mas esta é uma das formas mais rápidas de ter a sua palavra-passe hackeada. E uma vez fora, está fora.

Por isso, torne um hábito utilizar uma palavra-passe diferente para cada conta e torná-la segura, memorizando-a.

Considerar a utilização de um gestor de senhas

A próxima dica é considerar a utilização de um gestor de senhas. Isto irá facilitar-lhe a memorização da sua palavra-passe. Isto porque pode simplesmente iniciar sessão a partir de múltiplos dispositivos e aceder à sua conta através de uma palavra-passe.

Isto também pode ser usado para partilhar a sua palavra-passe com outra pessoa no caso de estar à procura de uma substituição.

Conclusão

A última dica é nunca dar a sua palavra-passe a ninguém. Isto inclui família, amigos, e até o seu parceiro. Isto porque ter a sua palavra-passe exposta é uma das formas mais rápidas de ter a sua conta comprometida.

Certifique-se de manter a sua palavra-passe segura, e siga estas dicas para ter mais hipóteses de se lembrar dela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui