Dicas: conexão Wi-fi do seu Chromebook encontra-se lenta?

Hoje em dia alguns de nós já conhecem ou tiveram contacto de alguma maneira com um Chromebook. Com o seu ecrã táctil, a sua stylus e um mecanismo que permite rodar o equipamento em 360º, o Chromebook tanto pode ser um equipamento dedicado à produtividade como também têm a sua vertente de lazer.

Tudo isto funciona muito bem e o equipamento é de facto bastante interessante até a sua ligação de wifi encontrar-se lenta. Todo o encanto e prazer em utilizar este dispositivo pode ficar estragada.

Se for esse o seu caso, vamos lhe explicar neste artigo algumas dicas para poder resolver a situação.

Desligar e voltar a ligar de novo o seu router

Este pode ser o primeiro e mais simples passo e que por vezes nos resolverá em um instante o problema. Assim:

  1. primeiro verifique se o o seu router e modem encontram-se ligados e a funcionar;
  2. caso não visualize qualquer luz indicadora ou algo lhe possa parecer não estar a funcionar correctamente, desligue o seu router ou tire a tomada da corrente eléctrica;
  3. volte a ligar o seu equipamento ou ligue de novo o router à tomada eléctrica;
  4. caso ainda esteja a experimentar problemas com a sua ligação wifi no seu Chromebook, faça um teste com outro equipamento como por exemplo o seu smartphone, tablet etc.

Em princípio tudo poderá, e com um pouco de sorte ter ficado resolvido com este simples passo. Caso assim não o seja, então passemos para a dica seguinte.

Reconectar o seu Chromebook à sua rede local wifi

Então, testámos o router e o modem bem como fizemos o teste com outros dispositivos, então podemos começar a pensar que provávelmente o problema possa estar no seu Chromebook. Vejamos então mais alguns passos que podemos fazer para despistar um problema a nível de hardware.

  1. clique no menu “quick settings” no canto inferior direito do seu ecrã;
  2. passe a seta do rato sobre o indicador da ligação wifi para confirmar que o mesmo encontra-se conectado. Se o indicador estiver apenas sombreado, então você deverá estar ligado normalmente à rede. Pode aqui também verificar se a sua ligação encontra-se com potência de sinal fraca, média ou forte.
  3. clicar na seta para baixo próximo do indicador de wifi de modo a ver a que rede encontra-se ligado, e confirme que é efectivamente é a sua pois pode acontecer que o seu Chromebook esteja a tentar ligar-se a uma outra rede que possa estar ao seu alcance;
  4. escolha agora o ícone de “seetings” de modo a poder aprofundar as definições do módulo Wifi;
  5. clique em “connected devices” na barra de navegação do lado esquerdo;
  6. escolha “forget” de modo a que o Chromebook deixe de conectar-se à sua rede de modo automaticamente  e deixe que a tome como uma rede conhecida. Faça o mesmo procedimento para todas as redes que aparecerem neste ecrã;
  7. feche agora o menu “settings”;
  8. volte agora a abrir o menu “quick settings” do passo 1 e tente reconectar-se à sua rede como se fosse a primeira vez que o faz;
  9. introduza as suas credencias e faça “rejoin”;

Correr o programa de diagnósticos

Caso os passos acima mencionados não tenham resolvido a situação, terá então de fazer o último passo e tentar perceber o que se passa com o seu Chromebook. Felizmente que os Chromebook possuem um programa de ajuda e diagnóstico e que o irão guiar para diagnosticar e solucionar possíveis problemas no equipamento. Assim:

  1. clique no “app launcher”;
  2. escolha “get help app”;
  3. faça “getting online” na barra de navegação do lado esquerdo (possuí um símbolo de wifi próximo);
  4. clique no menu “troubleshoot”;
  5. uma janela irá surgir com informação acerca da sua ligação wifi. Clique no botão laranja/vermelha “run diagnostics”;
  6. caso tudo esteja bem, irá verificar que todos os itens ficarão a verde. Caso contrário provavelmente terá de efectuar um “reset” à sua máquina para as definições de fábrica, para o seu Chromebook ficar no estado inicial igual a quando você o comprou;
  7. caso isso não funcione, então terá mesmo de entrar em contacto com o fabricante ou a loja onde comprou o seu Chromebook para poder levar o mesmo para a assistência técnica.

Fonte: AndroidCentral

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here