Dicas: Como rodar um vídeo no seu iPhone e iPad (somente com versão iOS 13 ou mais recente)

Precisa por algum motivo de rodar um vídeo que tenha no seu iPhone ou iPad? Com as últimas versões do iOS e iPadOS facilmente o pode fazer. Todos sabemos que os vídeos podem ser gravados e visualizados tanto em orientação retrato (portrait) ou em modo paisagem (landscape).

No entanto é bastante fácil acontecer algum tipo de acidente e os vídeos ficarem gravados na orientação errada. Situação essa que para alguns utilizadores possa ser frustrante descobrir que uma gravação importante ficou com a orientação errada.

Mas actualmente e graças às últimas versões do iOS, nomeadamente o iOS 13 para o iPhone e do iPadOS 13 para o iPad, já é possível utilizar a ferramenta de edição de vídeo embutida nos respectivos sistemas operativos. Não só podemos utilizar essa mesma ferramenta para cortar secções do vídeo, como adicionar filtros, ajustar a exposição e o contraste bem como a orientação entre outras funcionalidades. Essa ferramenta está disponível na aplicação nativa “Photos”.

Assim, o passos que temos de efectuar para rodarmos um vídeo para a orientação que pretendemos são os seguintes:

  1. dirija-se à aplicação “Photos” no seu iPhone ou iPad e abra o vídeo que pretende rodar;
  2. uma vez aqui, clique em “Edit” localizado no canto superior direito do seu ecrã;
  3. na parte inferior do ecrã, irá verificar a presença quatro diferentes tipos de ferramentas de edição de vídeo. Clique em “Cropping” que encontra-se localizada à direita do ícone dos filtros;
  4. agora, clique no ícone “Rotate” no canto superior esquerdo do seu ecrã. Encontra-se mesmo ao lado do botão de “Mirror”. Repare que se clicar somente uma única vez, a rotação será efectuada em 90 graus. Pelo que dependendo do que seja necessário rodar o vídeo, assim será o número de vezes que terá de clicar nesse ícone;
  5. caso pretenda reverter qualquer alteração, apenas abra o vídeo novamente, dirija-se ao menu “Edit” e clique em “Revert”. De notar apenas que qualquer outro efeito que tenha sido realizado como por exemplo a aplicação de filtros, ficará sem efeito;

Como referimos acima, estas ferramentas de edição vieram com o iOS 13 e iPadOS 13, pelo que somente os equipamentos elegíveis para essas versões irão ter a capacidade de editar vídeos deste modo.

Caso esteja com um equipamento que seja mais antigo e não suporte no mínimo o iOS 13, poderá sempre rodar os vídeos utilizando o aplicação iMovie no seu iPhone e iPad.

Fonte: OSXDaily

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here