Dicas: Como jogar games do Windows em um PC com Linux

Se você já se cansou de usar o Windows, mas não quer abandonar jogos que são compatíveis com o sistema da Microsoft, não se preocupe: há vários métodos para aproveitar seus games favoritos em um PC com sistema Linux com recursos como Steam Play, WINE e Proton.

Vale a pena migrar para o Linux?

O Linux é um sistema operacional em código aberto famoso por ser ótimo para programadores, mas também conta com ótimas vantagens para gamers.

Apesar de não haver uma distro específica que seja superior para games, versões como Linux Mint, Pop! OS e Ubuntu são as mais indicadas. Mas, antes de migrar para o Linux, verifique se a distro que você quer usar é compatível com os drivers gráficos que você vai precisar.

Antes de prosseguir, tenha em mente que, apesar de ser totalmente possível ter uma experiência de gaming no Linux (principalmente por inovações na área), o sistema ainda conta com limitações em comparação como Windows quando se trata de games.

Alguns títulos simplesmente não vão funcionar e ponto final. Outros podem exigir a execução de comandos muito específicos para poderem ser jogados. Em muitas ocasiões, a experiência pode não ser a mais fluída possível, mas jogar com um Linux é muito mais viável hoje do que já foi um dia.

Procure por títulos compatíveis com o Linux

O número de empresas que desenvolvem versões de seus games específicas para Linux tem aumentado. Na Steam, por exemplo, é possível selecionar a opção SteamOS + Linux para ver todos os games disponibilizados na plataforma que são compatíveis com Linux.

Games como Counter Strike: Global Offensive, Civilization VI e Shadow of the Tomb Raider são compatíveis com Linux. Plataformas como GOG.com também possuem vários games que podem ser jogados em um PC Linux sem nenhuma dor de cabeça.

Você vai se surpreender com a quantidade de títulos disponíveis para sistemas Linux.

Use recursos como Steam Play ou Proton

Graças à ferramenta Proton, criada pela Valve, muitos games criados para Windows podem ser jogados em sistemas Linux através do Steam Play. Pode parecer difícil, mas dá para aprender a usar estes programas e tornar a experiência gamer mais viável em sistemas Linux.

Ao abrir sua Steam no Linux, procure na sua livraria. Alguns jogos possuem um botão azul escrito “Instalar”. Eles podem ser executados com o Proton. Jogos como Doom e NieR:Automata são alguns títulos que podem ser jogados por este processo.

A utilidade do PlayOnLinux

Além destes métodos, você também pode usar ferramentas baseadas em WINE, como o PlayOnLinux. Se você tiver problemas para executar algum jogo pelos métodos anteriores, pode ser que você precise alterar algumas configurações, instalar certos pacotes ou patches para que o game tenha o desempenho ideal.

Comunidades como /r/Linux_gaming, no Reddit, são o lugar perfeito para encontrar ajuda, tutoriais e soluções para games no Linux.

Apesar de que rodar alguns jogos no Linux seja uma tarefa desafiadora, ferramentas como o PlayOnLinux ajudam a encontrar soluções. Recursos como Moonlight, Steam Remote Play e AMD Link também possibilitam streaming em sistemas Linux.

Instale jogos usando o Lutris

Você também pode usar recursos como o Lutris, um programa para gerenciamento de games projetado para executar títulos juntamente com o WINE e outros emuladores.

Alguns games podem exigir pacotes para funcionar de maneira apropriada, como alguns drivers para sistemas de 32-bits. Além disto, games que usam o Battle.net podem precisar de alguns pacotes e recursos adicionais para funcionar do jeito certo, mas o Lutris aponta o caminho que você precisa seguir.

Outra dica interessante é usar uma boa VPN para Linux, o que permite acessar títulos que podem não estar disponíveis na sua região e descobrir mais jogos que podem ser compatíveis com o sistema.

O Linux está de braços abertos para os gamers

Dá para concluir este artigo com o fato de que, sim, o Linux ainda é mais limitado em termos de compatibilidade, dinâmica e fluidez em vários jogos e o Windows continua com uma vantagem considerável neste aspecto.

Mas é inegável que o mundo dos games têm se aproximado mais do pinguim com mais títulos compatíveis com distros Linux e mais recursos que possibilitam, facilitam e até melhoram a experiência de games com o sistema operacional em código aberto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui