Dicas: como efectuar uma cópia de segurança do seu smartphone Android em 2020

Actualmente existe uma grande probabilidade de utilizarmos o smartphone como um centro fulcral de toda a nossa informação, desde contactos, apontamentos, documentos, fotografias, vídeos, etc. Com o smartphone, todas estas informações permanecem sempre de forma bastante simples acessíveis em qualquer local.

O que acontecerá então se eventualmente por algum azar, toda a nossa informação perder-se por algum motivo? Seria caótico, certo? Assim, e com esse cenário em mente iremos mostrar-vos alguns métodos que podem ser utilizados para efectuarmos cópias de segurança utilizando o sistema operativo Android, e estarmos bem mais tranquilos caso algo de errado aconteça.

Como efectuar cópias de segurança de fotografias:

Costuma-se dizer que a melhor câmara actualmente é aquela que reside no seu bolso, e para a grande maioria dos utilizadores resulta no facto de que os mesmos utilizam o seu smartphone para registar fotografias com bastante frequência. Desde selfies, a retratos de família, tudo isto irá ficar armazenado no espaço interno do seu equipamento.

Assim e com tantos momentos especiais registados, é importante que os mesmos sejam guardados em um local seguro para que não sejam perdidos para sempre. Para isto recomendamos a utilização da aplicação Google Photos.

O Google Photos é totalmente gratuito e permite um conjunto infinito de cópias de segurança das suas fotografias. O único senão, é a qualidade de resolução das fotografias e vídeos estarem sujeitos a uma resolução alta, caso contrário, se for escolhido a resolução original, teremos eventualmente de subscrever um pacote pago. Assim:

  1. abra o Google Photos;
  2. entre na sua conta Google;
  3. escolha a qualidade de resolução das suas fotografias e vídeos;
  4. aguarde até que os mesmos comecem a ser sincronizados;

Uma vez efectuado este processo, todas as fotografias existentes no espaço de armazenamento interno do seu smartphone, irão estar guardados na nuvem.

Como efectuar cópias de segurança de documentos:

De momento temos para já a solução para salvaguardamos de forma segura as nossas fotografias e vídeos. E relativamente a todo o outro tipo de documentos existentes no nosso equipamento? Para isso, poderemos utilizar o Google Drive por exemplo.

Esta aplicação (entre outras como o Dropbox), irá permitir de igual modo ao Google Photos efectuar uma cópia de segurança de todos os seus documentos e ficheiros também para a cloud. Documentos como apresentações, ficheiros de texto, ficheiros PDF entre outros. Assim, temos de:

  1. abrir o Google Drive no seu smartphone;
  2. clique no simbolo “+” no canto superior direito;
  3. escolha “Upload”;
  4. selecione os ficheiros que pretende salvaguardar;

De origem, temos de forma gratuita no Google Drive 15GB de espaço para podermos utilizar para as nossas cópias de segurança.

Como efectuar cópias de segurança das suas mensagens de texto:

Se utilizar o sistema básico de troca de mensagens, as chamadas SMS, existe uma forma bastante linear para podermos também aqui efectuar uma cópia de segurança das mesmas. Terá no entanto de recorrer a uma aplicação de terceiros existente na Play Store para que possa guardar as suas mensagens e poder posteriormente recuperar as mesmas. Temos por exemplo a aplicação SMS Backup & Restore by Suntech Pty Ltd. É gratuita e pode ser descarregada da loja da Google. Assim terá de:

  1. abrir a aplicação em questão;
  2. escolha “Get Started”;
  3. selecione “Set Up a Backup”;

Como efectuar cópias de segurança dos contactos:

Para isto recomendamos o Google Contacts. Muitos dos smartphones actuais com o sistema Android instalado, já possuem de origem o Google Contacts, mas existem alguns modelos da OnePlus, Samgung e LG que possuem elas próprias a sua aplicação para gestão de contactos.

Assim sendo, terá então de descarregar da Apple Store a aplicação Google Contacts:

  1. abra a aplicação Google Contacts;
  2. clique no botão de menu no canto superior esquerdo;
  3. selecione “Settings”;

Aqui irá então poder importar e exportar todos os seus contactos como um ficheiro .vcf, tendo então posteriormente a possibilidade de efectuar o restauro dos mesmos.

Fonte: 9to5Google

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here