Dicas: Como criar vídeos que engajam

De acordo um estudo encomendado pela Google e realizado pela Nielsen, em março de 2020 todas as redes de televisão dos Estados Unidos juntas não conseguiram chegar ao número de espectadores adultos de 18 a 49 anos alcançado pelo YouTube durante o mesmo período no país. Nunca se assistiu tantos vídeos online e a pandemia acentuou ainda mais esta característica.

Na mesma época, quando o distanciamento social ganhou força no Brasil, o tempo de exibição de conteúdo do YouTube conectado a televisores cresceu 120%.

Outra prova de que investir em vídeos é a realidade do momento são as campanhas de marketing de grandes multinacionais. As maiores marcas do mundo adaptaram suas campanhas ao novo formato de consumo.

Dados divulgados pelo Google/Talk Shoppe no ano passado apontam que 70% dos usuários do YouTube nos EUA, México e Colômbia compraram determinada marca depois de vê-la na plataforma de streaming.

blank

Uma característica interessante que pode servir de inspiração é o fato de que os vídeos online vendem não necessariamente através de propagandas sobre um produto ou serviço específico, mas também promovendo a marca. Portanto, trata-se de uma ferramenta poderosa para engajar o público, questão importantíssima no marketing digital.

Torne sua marca uma love brand

Em uma época em que o consumo está muito vinculado a aspectos intangíveis relacionados à marca, criar conteúdo relevante, segmentado, que crie identificação com o público é o caminho para bons resultados. Nesse sentido, vídeos são grandes aliados para produzir visibilidade, credibilidade e lucratividade e o ponto principal é a construção do relacionamento com o consumidor.

É ele que gera conversão, leads e engajamento.  Por isso, uma tática interessante para cativar os espectadores é desenvolver uma conexão emocional com eles.

De acordo com um estudo publicado pela Harvard Business Review, um consumidor que se identifica com posicionamento e a reputação de uma marca pode ser até 50% mais valioso do que um cliente altamente satisfeito. Além disso, admiradores podem atuar como embaixadores, promovendo a disseminação da marca de forma orgânica e consciente e influenciando o poder de decisão de seus seguidores e grupos de convívio.

Por isso, se você quer criar mais engajamento do seu público, busque incorporar as seguintes características aos seus vídeos:

  1. Identificação

Pesquise tudo que puder para conhecer seu público como a palma da sua mão. Desta maneira você será capaz de gerar conteúdo com o qual ele se identifica e isso é o segundo passo para criar um relacionamento e incentivar o consumo de seu conteúdo com mais frequência.

  1. Humanização

O primeiro passo para relacionar-se e engajar o público é humanizar seus vídeos. Fale sobre questões reais, que ocorrem na vida de pessoas comuns, considere afinidades e sentimentos. Para criar conexões com a mente e o coração, os consumidores precisam enxergar a si mesmos nas marcas.

  1. Coerência

Seja para uma marca ou uma pessoa, manter-se coerente frente ao público é vital para gerar credibilidade. Mantenha-se fiel aos seus valores, propósitos e identidade.

A ideia é exatamente ressaltar sua personalidade ou criar uma para a sua marca.  Seja único, original, diferencie-se, isso auxilia no reconhecimento e identificação por parte dos espectadores.

blank

Como usar ferramentas e implementar ideias

Determinadas ferramentas e técnicas podem ajudar muito a engrenar na produção de vídeos que engajam. Confira algumas dicas úteis para começar ou dar um upgrade nas suas produções.

  1. Escolha um software prático

Para agilizar e facilitar a produção e edição de seus vídeos sem comprometer atributos e sofisticação de detalhes, opte por plataformas de credibilidade, como o movie maker online, da InVideo. Além de segurança, eles garantem qualidade às suas criações.

Sem contar que você pode optar por um dos milhares de modelos para criar vídeos, facilitando e agilizando a sua produção de filmes personalizados. Escolher um software prático é criar um vídeo perfeito e em minutos.

  1. Invista em storytelling

Gerar identificação e humanização é mais simples quando o fazemos por meio de uma história. Contar uma história através da marca ou de algum produto ou serviço é muito mais vantajoso do que apenas abordar características. Histórias envolvem, emocionam, marcam e falam de pessoas.

Essas são características que influenciam a criação de conexões e relacionamentos.

  1. Aplique memes

Mais do que um conteúdo que se torna viral, o que não deixa de ser um conceito correto, o termo meme foi criado por um cientista e refere-se a algo mais amplo – elementos replicadores de comportamentos ou um conhecimento massificado que provoca nos indivíduos uma vontade de imitação e, por isso pode gerar resultados bastante interessantes.

Aposte nestas fórmulas curtas de expressões, sons, palavras, imagens e ideias originais que têm o poder de conquistar o público, formando vínculos com os consumidores.

Então, preparado para criar vídeos que engajam? Use as ferramentas corretas e aproveite os resultados!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here