Dicas: Como abrir um ficheiro Zip no iPhone e iPad sem aplicações de terceiros

Red Magic 5G

Todos os que usam iOS sabem que existem aplicações desenvolvidos por terceiros que nos permitem lidar com os ficheiros comprimidos ZIP e que só assim seria possível gerir os mesmos, fossem eles descarregados da internet ou não caso contrário era impossível efectuá-lo. Mas felizmente com a chegada do iOS13 e do iPadOS13 tudo se alterou.

Actualmente já se torna bastante fácil abrir e criar ficheiros ZIP apenas e só com o proprio iOS. Assim, já conseguimos abrir ficheiros directamente apartir da internet ou que nos tenham sido enviados por email directamente para o nosso iPhone ou iPad, e melhor que tudo isto, sem a instalação de qualquer aplicação externa. Assim vamos lhe mostrar alguns passos de como utilizar esta nova funcionalidade.

Descarregar directamente da internet:

  1. entrar no Safari e clicar no link que quiser efectuar o download;
  2. será lhe questionado se pretende efectuar o download do ficheiro “filename.zip”. Clique no download (caso utilize o Chrome escolha “abrir com…” e escolher depois “gravar”);
  3. dentro do Safari, escolha no canto superior direito a secção “downloads/descargas”. Será reencaminhado então para a respectiva pasta dentro da aplicação de gestor de ficheiros;
  4. aí uma vez dentro irá conseguir visualizar o ficheiro que descarregou. Clicar no ficheiro ZIP e automáticamente o ficheiro começará a ser descompactado e estará pronto a usar o seu conteúdo.

Caso receba como anexo de um email:

Caso receba um ficheiro nesse formato pela aplicação de email (ou até mesmo a aplicação do Gmail), carregue no nome do ficheiro e abrirá o seu próprio menu. Para o gravar para a aplicação de gestão de ficheiros, terá de escolher a opção “partilhar” no canto superior direito e selecionar a opção “gravar para ficheiros”. Irá entretanto surgir numa nova janela e apartir daqui, será seguir somente o que foi relatado nos passos anteriores dentro da aplicação de gestão de ficheiros do próprio iPhone ou no iPad.

Assistimos aos poucos e poucos a Apple a mudar um pouco a sua filosofia e a abrir mão em relação a certas funcionalidades que a concorrência sempre o permitiu, nomeadamente o Android, devido às suas políticas de segurança. Sabemos que os ficheiros ZIP são um meio bastante utilizado na transmissão de vírus informáticos mas também são um meio de transmissão de documentos de uma forma bastante útil. Seja como fôr é sempre de louvar a Apple ir nos dando mais margem de manobra em ter um pouco o sistema mais aberto do que era alguns anos atrás.

Fonte: MacWorld

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here