Dica Windows 10: desligue completamente o Cortana

cortana

Com a actualização de aniversário do Windows 10 versão 1607, a Microsoft acabou por remover o botão que permitia ligar e desligar o Cortana. Mas o mesmo ainda é possível de ser encontrado caso saiba onde procurar.

Como muitas das situações no Windows, podemos remover o botão de procura completamente se estiver mesmo convencido de que não irá utilizar. Basta clicar com o botão direito do rato na barra de tarefas e escolher “Cortana-esconder”.

Com essa opção então feita, é possível aceder na mesma a todas as funcionalidades do Cortana, bastando para isso clicar na tecla “Windows” e depois digitar. Mas no entanto se pretender desligar completamente todas as funcionalidades, deixando apenas activado a possibilidade de procura em ficheiros locais, aplicações e definições, então algo mais tem de ser feito. E isso só editando o registo.

Para o mais comum Window 10 Home, a alteração a ser efectuada a nível do registo é:
encontrar a chave HKLM\Software\Policies\Microsoft\Windows\Windows Search (poderá ter de a criar caso não exista), e depois criar um valor DWORD AllowCortana e coloca-lo a “0”.

Depois apenas tem de fazer o signout da sua conta, e voltar a ligar-se ao sistema, e notará então as respectivas diferenças de funcionamento do Cortana. Ou seja, quando queremos procurar algo, já não irá surgir a caixa “Ask me anything” mas passará por sua vez a aparecer a caixa “Search Windows”

Fonte: ZDNet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here