Diagnosticar HIV com um smartphone

 

hiv-syphilis-dongle

O objetivo da tecnologia passa sempre por melhorar a vida das pessoas, ajudando a tornar o dia-a-dia mais fácil. Como é de conhecimento geral, as análises para diagnosticar HIV(SIDA) são um processo dispendioso e demorado, podendo levar semanas até ser comunicado à pessoa. Este tempo pode ser fulcral para combater rapidamente o vírus.

Surge agora, segundo o site Quartz, uma forma mais prática e rápida de diagnosticar o HIV graças aos investigadores da universidade da Columbia, que desenvolveram um dispositivo que se conecta a um smartphone e recolhe a análise.

O dispositivo “dongle” é ligado ao jack de áudio de um smartphone ou tablet e em 15 minutos é dado o resultado da análise. O seu funcionamento é bastante simples, basta uma picada no dedo para que a amostra de sangue seja analisada. A análise consiste em detetar o número de anticorpos que combatem o HIV ou sífilis.

Esta app, para já, foi apenas desenvolvida para Android e iOS. e ajuda rapidamente o profissional de saúde a avaliar os resultados.

O valor de construção do dispositivo deverá rondar os 35 dólares e cada teste terá o valor de 2 dólares, um valor muito inferior às atuais análises.

Este é mais um passo para ajudar a combater o flagelo do HIV.

Um vídeo explicativo, em inglês, de como funciona o aparelho.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here