Recentemente, o Director Geral da franquia Diablo, Rod Fergusson, afirmou que atualmente não existem planos para Diablo IV ir para a Xbox Game Pass. Ele fez este anúncio no Twitter em resposta a múltiplas perguntas de fãs. Fergusson disse que “não há planos “, uma frase deliberadamente otimista que deixa um vislumbre de esperança para o futuro, mas teremos que ver como o assunto se desenvolve.
A Microsoft tem vindo a tentar adquirir a empresa detentora da Blizzard há mais de um ano. Isto torna ainda mais pertinente a questão legítima de saber se o jogo fará ou não parte do serviço de subscrição do Game Pass da Microsoft. A Blizzard foi fundida com a Activision em 2008 na entidade oficialmente conhecida como Activision Blizzard, que agora a Microsoft está a tentar comprar, apesar das dificuldades que está a ter para convencer os reguladores.
A Microsoft disse repetidamente que um dos principais objetivos da aquisição é expandir a oferta do Game Pass, por isso era mais ou menos legítimo supor que tanto o catálogo da Activision (com o infame Call of Duty, é claro) quanto o da Blizzard tornar-se-á parte integral do serviço de assinatura.
Infelizmente, as declarações de Fergusson, que entre outras coisas no passado foi responsável pela franquia Gears of War para a Microsoft, não forneceram mais informações ou motivos para essa escolha. Como sabemos, a aquisição com quase 70 bilhões de dólares em jogo é uma das maiores da história, está mostra-se bastante complicada, sobretudo por medo da Sony.
A Microsoft tomou algumas medidas importantes para apaziguar as autoridades antitrust e obter a sua aprovação para um acordo. A empresa tentou estabelecer acordos de 10 anos que garantem o franchise Call of Duty tanto para a PlayStation como para as consolas Nintendo, um movimento que proporciona um acesso sem precedentes aos jogadores em todas as consolas.
Embora não seja claro que outras medidas foram tomadas ou o que levou à decisão de não lançar o Diablo IV neste momento, parece que a Microsoft está a tomar medidas para assegurar uma transição suave e bem sucedida para o mercado dos jogos.
De qualquer forma, lembramos que o primeiro Open Beta do jogo irá começar no próximo fim de semana, entre 17 e 19 de março, para quem fez uma pré-compra. No fim da semana seguinte, de 24 a 26 de março, o Open Beta estará disponível para todos.