Análise Devolo dLAN 550 WiFi: Wi-fi em todo o lado

Red Magic 3S

Para aqueles que têm uma casa grande e não conseguem ter Wi-Fi em todo o lado, mesmo utilizando repetidores de sinal, a Devolo lançou no mercado aquilo que poderá ser uma solução muito interessante: o Devolo dLAN 550 WiFi.

Este aparelho, que na verdade são dois aparelhos funciona de uma maneira muito interessante: utiliza a rede elétrica da sua casa para transmitir o sinal da internet. Leia a nossa análise e fique a conhecer o Devolo dLAN 550 WiFi.

Características e Design

  • devolo-dlan-550-wifi-7Boa recepção e elevada taxa de dados: até 500 Mbps através de Powerline e 300 Mbps por Wi-Fi
  • Configuração Simples
  • Design compacto
  • Porta LAN para um dispositivo com ligação por cabo.

Dentro da caixa encontramos dois dispositivos e um cabo de rede. Um dos dispositivos: o adaptador, deverá ficar ligado ao router através do cabo de rede fornecido, sendo que o outro actua como receptor WiFi. Deste modo é conveniente ter uma tomada relativamente perto do router.

devolo-dlan-550-wifi-8Apesar de apenas ser fornecido um receptor Wi-fi, é possível emparelhar vários receptores (comprados à parte). Estes receptores irão re-emitir o sinal transmitido pela tomada e converte-lo em sinal WiFi, para que possa ser recepcionado por smartphones, tablets e PCs.

Estes dispositivos de rede vem ainda com uma aplicação muito interessante: my Devolo, que permite gerir a rede doméstica de acordo com as necessidades do utilizador, tais como segurança para crianças, acesso de convidados ou temporização do sinal WiFi.

Em relação ao design,ambos os dispositivos são bastante discretos e compactos. Ambos de cor branca, ficam bem camuflados com a parede.

Desempenho

devolo-dlan-550-wifi-1Antes de falarmos do desempenho, irei descrever brevemente o processo de configuração. Como referido atrás, o processo de configuração é muito simples e rápido, demorando cerca de um a dois minutos (conforme a distância a que irá colocar os receptores).

Primeiramente há que ligar o adaptador LAN à tomada e ao router de casa, utilizando para o efeito o cabo fornecido. Após este passo, teremos de colocar o receptor, ligado à tomada da divisão que queremos alimentar com sinal. Um botão com um LED com uma seta irá acender e, neste momento, devemos pressionar esse mesmo botão. A partir deste momento, temos 2 minutos para pressionar o botão no adaptador ligado ao router.

devolo-dlan-550-wifi-4Deste modo, estamos a codificar a ligação feita, por forma a que não seja possível, através de ligação de outro receptor, utilizar o sinal de WiFi desta rede LAN. Agora só falta ligar os dispositivos que pretendemos à nova rede configurada, sendo que essa ligação é feita como uma ligação WiFi normal, onde a password utilizada é a que se encontra na parte de trás do receptor.

No que diz respeito ao desempenho, este foi sem dúvida muito sólido e exemplar. Foram ligados um smartphone e um PC a esta nova rede e não houve qualquer problemas de ligação ou recepção. Jogar online não demonstrou qualquer problema, bem como fazer downloads ou uploads de ficheiros.

Veredito: Devolo dLAN 550 WiFi

devolo-dlan-550-wifi-5De fácil instalação e configuração, esta é sem dúvida uma excelente solução para quem pretende ter sinal WiFi em toda a casa. Com um design compacto e um desempenho muito bom, sem dúvida que esta rede LAN irá colmatar todas as necessidades dos utilizadores.

Pontos fortes:

  • Facilidade de instalação e de configuração;
  • Desempenho sólido em qualquer divisão da casa;
  • Design compacto e discreto.

Pontos fracos:

  • Necessidade de aquisição de novos receptores, caso um receptor não seja suficiente para alimentar a casa toda.

Agradecemos desde já à Devolo por nos ter facultado este aparelho. Pode ser encontrado nas lojas de retalho por 119,99€. Abaixo segue a nossa galeria de imagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here