Destrói a tua cidade com este simulador de explosão nuclear

O que aconteceria se uma bomba nuclear rebentasse na tua cidade? Quantas fatalidades seriam causadas pela explosão? E quantos feridos? Qual seria a área geográfica afectada pela explosão? Que diferenças existem no impacto de uma bomba nuclear de fabrico Norte Coreano e de fabrico Russo?

Tudo questões que encontram resposta imediata num novo mapa interactivo que simula uma explosão nuclear em qualquer localização do mundo.

A The Outrider Foundation lançou este mapa interactivo que simula uma explosão nuclear. O mapa teve a ajuda do famoso investigador Alex Wellerstein do Instituto de Tecnologia Stevens, que já tinha participado na criação de outro mapa similar.

Este mapa possui um design fácil e intuitivo. Ele permite que qualquer pessoa introduza uma localização, escolha um modelo de bomba nuclear entre os quatro disponíveis e seleccione se a explosão ocorre ao nível do chão ou ainda no ar (o que implica impactos diferentes). Depois das opções seleccionadas, o simulador apresenta uma contagem de mortos e feridos, assim como quatro tipos diferentes de círculos no mapa. Estes quatro círculos correspondem a quatro tipos diferentes de impacto imediato que uma explosão nuclear envolve: radiação, fogo, onda de choque e onda de calor. Todos estes pormenores estão apresentados de forma simples mas o mapa inclui informação detalhada sobre cada uma das componentes para os mais curiosos em relação ao tema.

As quatro bombas disponíveis para detonação são: A Little Boy (a primeira bomba americana a ser detonada em Hiroshima), Hwasong-14 (de fabrico norte-coreano), a W-87 e a famosa Tsar Bomba (a maior bomba nuclear a ser detonada pela União Soviética).

“A Outrider acredita que os desafios globais que enfrentamos juntos tem que ser resolvidos com trabalho conjunto,” disse o Dr. Drozdenko, um dos envolvidos neste mapa interactivo. Referiu também que as bombas nucleares e as alterações climáticas são os dois principais perigos que a humanidade enfrenta actualmente, e que o objectivo deste mapa passa por alertar e informar as populações das consequências da detonação de bombas nucleares.
E de facto não poderíamos ter ficado mais alerta.

Testámos o mapa interactivo “rebentando” com Lisboa, utilizando para o efeito uma Tsar Bomba detonada no solo. A simulação indica um número de fatalidades na casa dos 1,647,375 e um número de feridos de 632,188. A onda de choque chegaria até ao Barreiro e a onda de calor da explosão chegaria até Setúbal. Um cenário muito desagradável que daria jeito evitar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui