Despesas com marketing digital chegam aos $100 biliões a nível global

As despesas em marketing digital cresceram 44% o ano passado nos Estados Unidos da América e no Reino Unido até $52 biliões de dólares segundo um novo estudo, que também estima que estas tácticas terão chegado aos $100 biliões de dólares a nivel global.

Ao invés de colocar publicidade através de intermediários, o marketing digital prende-se mais com a forma como as marcas se direccionam directamente aos clientes através de redes sociais, motores de pesquisa e assistentes de voz, como a Alexa da Amazon.

Vários motivos para abandonar a publicidade com intermediários

Existem vários motivos para as empresas estarem a apostar em tácticas diferentes para captar clientes que não passam por publicidade através de intermediários. Um dos problemas da publicidade através de intermediários é a “segurança da marca”, que é um conceito que denota o problema de a, num feed de conteúdos, a publicidade paga poder colocar o conteúdo ao lado de publicações indesejáveis. Um maior controlo das interacções directas com os clientes também torna tácticas alternativas mais apetecíveis.

Outro dos motivos referidos são os escândalos de privacidade à volta de plataformas como a Google o Facebook. Estes escândalos acabaram por afectar a credibilidade das marcas e tornaram mais fácil a decisão das empresas em apostar em estratégias de marketing que dependam menos dos mecanismos das gigantes da tecnologia.

Assim sendo, os departamentos de marketing cada vez mais apostam em interacções directas com os clientes. “A nossa pesquisa conclui que estes gastos estão a vir de despesas com os media e que terão um impacto gigante no valor de agências com base nos media,” num contexto em que agências que apostem em publicidade tradicional estão a sentir cada vez mais dificuldades em adaptar-se à era digital.

Este inquérito, conduzido pela The Moore Stephens, foi realizado junto de 800 companhias na América do Norte, Ásia e Europa.

Fonte: Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui