Descoberto asteróide raro na órbita de Vénus

Foi descoberto um asteróide raro na órbita de Vénus. É o primeiro asteróide observado na órbita do planeta Vénus. Está muito próximo do Sol, o que prejudica aos astrónomos a sua observação. Depois de cerca de um milhão de asteróides observados em todo o Sistema Solar, eis que os astrónomos do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nas instalações Zwick Transient Facility (ZTF) observaram um asteróide em volta de Vénus.

Foi apelidado de primeiro Vatira, isto porque, há 21 asteróides que estão confinados à órbita da Terra e que foram batizados de Atira. Este asteróide agora visualizado à volta de Vénus é muito semelhante aos de Atira e por isso foi batizado com um nome muito próximo também. Os astrónomos apenas lhe acrescentaram o “V” de Vénus. Também foi batizado de 2020 AV2.

Esta notícia é sinal de grande alegria para os astrónomos já que Vénus, devido à sua proximidade ao Sol, dificultava a observação de asteróides na sua órbita.

Depois dos astrónomos do Instituto de Tecnologia da Califórnia terem observado este asteróide pela primeira vez outros observatórios em várias partes do mundo já o confirmaram e todos os olhos estão postos neste rochedo espacial. Poderá, contudo, ser por pouco tempo já que os astrónomos temem que este asteróide se despenhe em Vénus ou em Mercúrio. Isto porque a sua órbita de 151 dias no interior do planeta Vénus depois aproxima-se do Sol e passa muito próximo da órbita de Mercúrio.

Este único Vatira ou o primeiro a observar da “tribo” Vatira (os astrónomos ainda não descobriram se há mais asteróides a circular em torno de Vénus) tem entre 1 a 3 quilómetros de diâmetro e uma órbita de 15 graus relativo ao plano do Sistema Solar.

Resta-nos aguardar o avançar do ano 2020 para se conhecer mais notícias vindas “diretamente de Vénus” ou de outros planetas que neste assunto do Sistema Solar ainda haverá certamente muito a descobrir.

Fonte: Tek

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here