Descoberta maneira de bloquear o som

Quando se trata de isolamento acústico, existem algumas materiais que podem ajudar a abafar o som e impedir a sua propagação. No entanto, parece que graças ao trabalho de um grupo de pesquisadores da Universidade de Boston,  conseguiram criar uma forma que aparentemente pode bloquear todo o som.

Essa forma foi projetada usando matemática, onde foi criada de tal maneira que certas frequências que passam pelo ar realmente reflitam de volta à sua fonte. Isso funciona de maneira diferente em comparação com os desenhos tradicionais de absorção de som, em que eles captam o som e transformam as vibrações em calor.

 

Segundo a explicação dos cientistas desta inovação, realizaram uma porção de cálculos para determinar as dimensões, especificações e que material deveriam usar para que fosse possível bloquear o som e fazer com que qualquer onda sonora retornasse à fonte emissora. Depois de conduzir simulações durante meses, a equipa concluiu que o tal material – baptizado de “metamaterial acústico” – deveria ter o formato de uma rosca.

Então os pesquisadores usaram uma impressora 3D para produzir um objeto com essa forma que foi fixado a uma das extremidades de um tubo de PVC, e a outra ponta do tubo foi conectada a uma caixa de som. E quando os cientistas accionaram o equipamento e emitiram sons bastante altos e em alta frequência, o “silenciador” foi capaz de bloquear perto de 95% do ruído vindo pelo tubo de PVC.

Algumas aplicações potenciais para esta nova tecnologia poderiam servir na arquitetura, onde poderiam ser empilhadas umas sobre as outras para criar paredes à prova de som. Também poderia ser usado para drones, veículos ou equipamentos médicos, onde o seu som poderia potencialmente ser eliminado.

É claro, se vamos ou não realmente ver isto aplicado na vida real é uma incógnita, mas é algo bastante interessante e com futuro.

Fonte

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here