Depois dos processadores para os Mac’s, Apple faz transição nas aplicações

Red Magic 6S

Nos próximos dois anos, vamos ouvir sobre as novas transições da Apple. Desde a tão falada mudança nos processadores, foi uma das maiores alterações que a empresa já fez, bem como uma das mudanças com maior impacto na restante indústria. Mas não será a única mudança que a Apple fará, pois está a projetar um novo caminho para as tradicionais aplicações tal como as conhecemos.

Esta alteração não será tão repentina ou rápida como foram os processadores, mas brevemente não iremos necessitar de fazer o download das mesmas antes de as usarmos. Estarão  sempre presentes, de forma dinâmica, adaptando-se tanto à nossa localização como ao dispositivo sem a tão conhecida passagem na “loja”.

No sistema iOS 14, o ecrã principal já não estará com cheio de ícones para cada uma das tarefas que pudemos experimentar noutros sistemas anteriores.

Neste sistema os widgets tornaram-se relevantes ao ponto de diminuir o número de vezes que abrimos a nossa aplicação favorita. Desde a aplicação para as previsões meteorológicas, para os resultados desportivos ou até para as notícias, os widgets permitem uma atualização constante da informação.

Se basicamente o ecrã do iPhone não passava de um “atalho” para as aplicações, com o sistema iOS 14 é o ponto de chegada, pois poderá desbloquear o seu telemóvel, consultar a lista de widgets sem ter de abrir qualquer aplicação.

A aplicação App Clips também vem reforçar esta diminuição na utilização das aplicações, concebida para fornecer partes de aplicações quando e onde são necessárias, serve um objetivo específico e desaparecendo em seguida. Poderá ter um funcionamento parecido a uma aplicação mas não será necessário usar a App Store para encontrá-la, dado que não explora menus ou guarda ficheiros.

A Apple não anunciou a App Clips para o Apple Watch, mas pensamos que faria todo o sentido. Com uma “loja” disponível no próprio relógio, procurar aplicações para comprar e usá-las nem sempre é fácil sendo que a App Clips poderia ser a revolução.

Mas claro as aplicações não vão desaparecer. Antes pelo contrário, a Apple vai lançar uma nova aplicação Translate, que nos ajudará a aprender e a comunicar em outras línguas. De momento apenas disponível para o iPhone, será mais apropriada para outros dispositivos Apple, como os AirPods ou até o Apple Watch que poderá usar a Siri para uma tradução em simultâneo. Esta aplicação é o exemplo perfeito de como as aplicações podem evoluir, podendo estar integradas num sistema como a Siri ou simplesmente funcionar sem “abrir” a mesma.

Assim as aplicações não estão para desaparecer, pois iremos sempre necessitar de apps para músicas, pesquisar na loja ou até para obter direções. Pensa-se que o acesso a este tipo de ferramentas irá mudar nos próximos anos.

Fonte: MacWorld

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here