Departamento de Saúde Pública não deu OK à Tesla para reiniciar a produção

A Tesla havia encerrado a sua fábrica na Califórnia em março e o estado disse que alguma produção poderia recomeçar sexta-feira, 8 Maio, com o governador da Califórnia, Gavin Newsom, a declarar na quinta-feira que a produção poderia começar a reabrir no estado logo na sexta-feira, apesar da pandemia do coronavírus, e parecia que o CEO da Tesla, Elon Musk, não esperaria mais um dia.

No entanto, a notícia das autoridades locais sugere que o empresário terá de esperar mais tempo. A Reuters noticiou sexta-feira, depois de ver um e-mail que Musk enviou aos funcionários que a sua única fábrica de produção norte-americana em Fremont, Califórnia, reabrirá sexta-feira à tarde.

De acordo com o e-mail, as operações vão recomeçar com 30% dos níveis de pessoal por turno e Musk acrescentou que não será um requisito para aqueles que se sentem desconfortáveis em voltar ao trabalho ainda. No Twitter, Musk declarou o seu apoio à ordem de Gov. Newsom num tweet. Mas, o ´back-and-forth´ começou novamente sexta à noite. A Reuters noticiou que o oficial de saúde do condado de Alameda, Erica Pan, disse à publicação que o município ainda não disse que é “apropriado avançar”, acrescentando que as autoridades estão a trabalhar com o empresário.

A Tesla fechou a fábrica de Fremont em março, quando o estado e o condado procuraram reduzir a propagação do COVID-19, a doença respiratória causada pelo coronavírus. Gavin Newsom anunciou planos para começar a deixar alguns negócios reabrirem a partir de sexta-feira, um movimento que Musk aplaudiu. Mas o condado de Alameda, onde Fremont está localizado, diz-se que Tesla não tem permissão para começar a reabrir a fábrica.

A Tesla não respondeu imediatamente a um pedido de comentário, e os advogados de Tesla se recusaram a comentar. “A Tesla vai apresentar um processo contra o condado de Alameda imediatamente. O “Oficial de Saúde Provisório” não eleito e ignorante da Alameda está a agir contra o Governador, o Presidente, as nossas liberdades constitucionais e apenas senso comum!”, disse Musk num tweet. Elon Musk, que irá processar o condado sobre COVID-19, diz que o Quartel-General da Tesla vai deixar a Califórnia.

O condado de Alameda diz que está a trabalhar com a Tesla para reabrir “muito em breve” Musk também diz que vai mudar a sede da Tesla da Califórnia para o Nevada ou Texas. Elon Musk desabafou no Twitter, que se tem preocupado com o que chama de coronavírus “pânico”, não está satisfeito com as restrições à produção de veículos elétricos da sua empresa. A Tesla acaba de começar a produzir o seu Model Y, um crossover baseado no anterior Sedan Model 3.

“O município está a fazer regras que contradizem e minam diretamente a política anunciada pelo governador nas suas ordens”, disse Tesla no seu processo contra o condado. “As ordens do município devem ser declaradas nulas e sem efeito legal”. “Francamente, esta é a gota de água”, acrescentou Musk num outro tweet. “A Tesla vai agora mudar o seu QG e futuros programas para o Texas/Nevada imediatamente. Nós mesmos admitimos que a atividade de fabrico de Fremont, irá depender da forma como a Tesla é tratada no futuro. Tesla é o último construtor de automóveis que resta na AC.”

As autoridades sanitárias do condado de Alameda têm estado a trabalhar diretamente com a Tesla num plano para reabrir em segurança a fábrica, informou o município em comunicado no sábado. “A equipa da Tesla tem respondido às nossas orientações e recomendações, e estamos ansiosos para chegar a um acordo sobre um plano de segurança apropriado muito em breve”, disse o município.

Pessoas e empresas fizeram sacrifícios para salvar vidas, e “precisamos continuar a trabalhar juntos para que esses sacrifícios não vão para o lixo.” O diferendo mostra prioridades contraditórias no esforço para combater a pandemia: Reiniciar as empresas permite que as pessoas voltem ao trabalho, mas afrouxando o abrigo no local restrições representam riscos para a saúde pública.

Mais de 78.000 pessoas nos Estados Unidos e 277.000 pessoas em todo o mundo morreram de COVID-19, segundo o RELATÓRIO, números compilados pela Universidade Johns Hopkins. A Tesla detalhou o seu plano de reiniciar as operações da fábrica num plano de 38 páginas publicado sábado no seu site. “O nosso plano de reinício é o resultado de meses de planeamento cuidadoso e preparação.

Foi modelado após o completo plano de retorno ao trabalho que estabelecemos na nossa Gigafactory em Xangai, que tem visto operações suaves e saudáveis nos últimos três meses”, disse a Tesla. “A posição do Condado não nos deixou outra escolha a não ser tomar medidas legais para garantir que a Tesla e os seus colaboradores possam voltar ao trabalho.”

A política da Califórnia para reabrir negócios é um plano em quatro fases. “Estamos agora no início da Fase 2, onde o retalho (apenas e entrega), logística relacionada e as empresas de fabrico e essenciais podem abrir”, disse sexta-feira o site do plano estatal. O plano oferece uma provisão para os municípios avançarem mais rápido se se encontrarem critérios de prontidão.

O condado de Alameda e outros seis condados da Baía de São Francisco disseram quinta-feira que estão a trabalhar “para encontrar formas de reabrir mais negócios e atividades em segurança”. “Agradecemos que o governador reconheça que as comunidades da Califórnia são impactadas de forma diferente pelo coronavírus e podem tomar decisões a nível local,” os condados disseram na declaração de quinta-feira. “No nosso ambiente atual, se uma ordem municipal difere de uma ordem do Estado, a ordem mais restritiva leva precedência”.

A Presidente da Câmara de Fremont, Lily Mei, ofereceu algum apoio à Tesla. “À medida que a ordem local de abrigo-em-lugar continua sem provisões para grandes atividades de fabrico, tais como a Tesla, que para retomar, estou cada vez mais preocupado com as potenciais implicações para a nossa economia regional.

Sabemos que muitas empresas essenciais provaram que pode operar com sucesso usando rigorosas práticas de segurança e distanciamento social,” e isso deve ser possível com grandes instalações de fabrico, também, disse ela em numa declaração de sábado. A cidade apoiará Tesla assim que estiver comprometida com uma abordagem ponderada e equilibrada… que permanece seguro para a nossa comunidade em Fremont,” disse.

A atual sede da Tesla fica em Palo Alto, Califórnia, do outro lado da baía de Fremont, município que está pronto para ajudar”, tweetou o presidente da Câmara de Palo Alto, Adrian Fine, no sábado.

Fonte: c|net

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui