Departamento de Saúde Pública não deu OK à Tesla para reiniciar a produção

A Tesla havia encerrado a sua fábrica na Califórnia em março e o estado disse que alguma produção poderia recomeçar sexta-feira, 8 Maio, com o governador da Califórnia, Gavin Newsom, a declarar na quinta-feira que a produção poderia começar a reabrir no estado logo na sexta-feira, apesar da pandemia do coronavírus, e parecia que o CEO da Tesla, Elon Musk, não esperaria mais um dia.

No entanto, a notícia das autoridades locais sugere que o empresário terá de esperar mais tempo. A Reuters noticiou sexta-feira, depois de ver um e-mail que Musk enviou aos funcionários que a sua única fábrica de produção norte-americana em Fremont, Califórnia, reabrirá sexta-feira à tarde.

De acordo com o e-mail, as operações vão recomeçar com 30% dos níveis de pessoal por turno e Musk acrescentou que não será um requisito para aqueles que se sentem desconfortáveis em voltar ao trabalho ainda. No Twitter, Musk declarou o seu apoio à ordem de Gov. Newsom num tweet. Mas, o ´back-and-forth´ começou novamente sexta à noite. A Reuters noticiou que o oficial de saúde do condado de Alameda, Erica Pan, disse à publicação que o município ainda não disse que é “apropriado avançar”, acrescentando que as autoridades estão a trabalhar com o empresário.

A Tesla fechou a fábrica de Fremont em março, quando o estado e o condado procuraram reduzir a propagação do COVID-19, a doença respiratória causada pelo coronavírus. Gavin Newsom anunciou planos para começar a deixar alguns negócios reabrirem a partir de sexta-feira, um movimento que Musk aplaudiu. Mas o condado de Alameda, onde Fremont está localizado, diz-se que Tesla não tem permissão para começar a reabrir a fábrica.

A Tesla não respondeu imediatamente a um pedido de comentário, e os advogados de Tesla se recusaram a comentar. “A Tesla vai apresentar um processo contra o condado de Alameda imediatamente. O “Oficial de Saúde Provisório” não eleito e ignorante da Alameda está a agir contra o Governador, o Presidente, as nossas liberdades constitucionais e apenas senso comum!”, disse Musk num tweet. Elon Musk, que irá processar o condado sobre COVID-19, diz que o Quartel-General da Tesla vai deixar a Califórnia.

O condado de Alameda diz que está a trabalhar com a Tesla para reabrir “muito em breve” Musk também diz que vai mudar a sede da Tesla da Califórnia para o Nevada ou Texas. Elon Musk desabafou no Twitter, que se tem preocupado com o que chama de coronavírus “pânico”, não está satisfeito com as restrições à produção de veículos elétricos da sua empresa. A Tesla acaba de começar a produzir o seu Model Y, um crossover baseado no anterior Sedan Model 3.

“O município está a fazer regras que contradizem e minam diretamente a política anunciada pelo governador nas suas ordens”, disse Tesla no seu processo contra o condado. “As ordens do município devem ser declaradas nulas e sem efeito legal”. “Francamente, esta é a gota de água”, acrescentou Musk num outro tweet. “A Tesla vai agora mudar o seu QG e futuros programas para o Texas/Nevada imediatamente. Nós mesmos admitimos que a atividade de fabrico de Fremont, irá depender da forma como a Tesla é tratada no futuro. Tesla é o último construtor de automóveis que resta na AC.”

As autoridades sanitárias do condado de Alameda têm estado a trabalhar diretamente com a Tesla num plano para reabrir em segurança a fábrica, informou o município em comunicado no sábado. “A equipa da Tesla tem respondido às nossas orientações e recomendações, e estamos ansiosos para chegar a um acordo sobre um plano de segurança apropriado muito em breve”, disse o município.

Pessoas e empresas fizeram sacrifícios para salvar vidas, e “precisamos continuar a trabalhar juntos para que esses sacrifícios não vão para o lixo.” O diferendo mostra prioridades contraditórias no esforço para combater a pandemia: Reiniciar as empresas permite que as pessoas voltem ao trabalho, mas afrouxando o abrigo no local restrições representam riscos para a saúde pública.

Mais de 78.000 pessoas nos Estados Unidos e 277.000 pessoas em todo o mundo morreram de COVID-19, segundo o RELATÓRIO, números compilados pela Universidade Johns Hopkins. A Tesla detalhou o seu plano de reiniciar as operações da fábrica num plano de 38 páginas publicado sábado no seu site. “O nosso plano de reinício é o resultado de meses de planeamento cuidadoso e preparação.

Foi modelado após o completo plano de retorno ao trabalho que estabelecemos na nossa Gigafactory em Xangai, que tem visto operações suaves e saudáveis nos últimos três meses”, disse a Tesla. “A posição do Condado não nos deixou outra escolha a não ser tomar medidas legais para garantir que a Tesla e os seus colaboradores possam voltar ao trabalho.”

A política da Califórnia para reabrir negócios é um plano em quatro fases. “Estamos agora no início da Fase 2, onde o retalho (apenas e entrega), logística relacionada e as empresas de fabrico e essenciais podem abrir”, disse sexta-feira o site do plano estatal. O plano oferece uma provisão para os municípios avançarem mais rápido se se encontrarem critérios de prontidão.

O condado de Alameda e outros seis condados da Baía de São Francisco disseram quinta-feira que estão a trabalhar “para encontrar formas de reabrir mais negócios e atividades em segurança”. “Agradecemos que o governador reconheça que as comunidades da Califórnia são impactadas de forma diferente pelo coronavírus e podem tomar decisões a nível local,” os condados disseram na declaração de quinta-feira. “No nosso ambiente atual, se uma ordem municipal difere de uma ordem do Estado, a ordem mais restritiva leva precedência”.

A Presidente da Câmara de Fremont, Lily Mei, ofereceu algum apoio à Tesla. “À medida que a ordem local de abrigo-em-lugar continua sem provisões para grandes atividades de fabrico, tais como a Tesla, que para retomar, estou cada vez mais preocupado com as potenciais implicações para a nossa economia regional.

Sabemos que muitas empresas essenciais provaram que pode operar com sucesso usando rigorosas práticas de segurança e distanciamento social,” e isso deve ser possível com grandes instalações de fabrico, também, disse ela em numa declaração de sábado. A cidade apoiará Tesla assim que estiver comprometida com uma abordagem ponderada e equilibrada… que permanece seguro para a nossa comunidade em Fremont,” disse.

A atual sede da Tesla fica em Palo Alto, Califórnia, do outro lado da baía de Fremont, município que está pronto para ajudar”, tweetou o presidente da Câmara de Palo Alto, Adrian Fine, no sábado.

Fonte: c|net

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here