Há mais de 50 anos que o CES tem sido o palco global da inovação, e o CES 2021, a partir do próximo dia 11 Janeiro, totalmente digital, continuará a ser uma plataforma para lançar produtos, envolvermo-nos com marcas globais e definir o futuro da indústria tecnológica.
Estaremos a assistir a uma experiência única para a indústria tecnológica, e para além de várias demos OLED transparentes, o LG Display também irá exibir um produto conceptual relacionado com jogos no seu virtual CES 2021 showroom: um ecrã de 48 polegadas “Bendable CSO (Cinematic Sound OLED) que pode alternar entre um ecrã plano e um ecrã curvo.
A ideia é que possamos desfrutar e ver vídeos em modo tela plana, e ao premir um botão, o monitor transforma-se em um ecrã curvo – até um raio de 1.000mm — para jogos mais imersivos. Esta demonstração poderá fazer lembrármo-nos da demonstração de entretenimento do ano passado, na qual um ecrã de 65 polegadas pode transformar-se num modo curvo.
O que há de novo agora é o aspeto “CSO”: há um filme de 0,6 mm de espessura por baixo, que transforma todo o painel OLED num altifalante. Isto permite um mais fino monitor, e com o áudio vindo diretamente do ecrã, aumentando a imersividade tanto da experiência de jogo como de vídeo.
Poderemos então alternar entre um ecrã plano e um ecrã curvo ao premir um botão. O ecrã CSO Bendable de 48 polegadas utiliza as vantagens do OLED à medida que o ecrã fino de papel se dobra e se desdobra com um raio de curvatura de até 1.000R, o que significa que pode ser feito para dobrar até um raio de 1.000mm sem afetar a função do visor. Pode, portanto, ser transformado num ecrã de apartamento enquanto assiste TV e usado como um ecrã curvo durante um jogo.
O visor curvo oferece uma distância uniforme de visualização do meio do ecrã até à sua borda, maximizando a imersão visual que é popular entre os jogadores.
Além disso, a tecnologia CSO da empresa permite que os ecrãs OLED vibrem e façam o seu próprio som sem a utilização de qualquer altifalante, oferecendo um sentido vívido da realidade como se os personagens no ecrã estivessem a falar diretamente para o espectador. O filme ultra fino do CSO bendable de 48 polegadas , que é a parte que vibra o ecrã, foi reduzido a uma espessura de apenas 0,6 mm de 9mm e, portanto, permite que os espectadores desfrutem de um ecrã mais fino, bem como de um som altamente impressionante.
A empresa coreana acrescentou que este monitor suporta uma taxa de atualização variável que vai de 40Hz a 120Hz, que é o mínimo para um monitor de jogos hoje em dia. Outros já estão a oferecer 240Hz ou mesmo 360Hz, mas obviamente não têm capacidade de transformação.
Fonte: Engadget