Deloitte e COTEC fazem estudo sobre empresas e tecnologias do mercado 4.0

Denominado “Estudo de Caracterização do mercado 4.0”, a Deloitte e a COTEC  trabalharam juntas para este estudo que mostra a perceção das empresas nacionais sobre o potencial de utilização da gama de tecnologias já disponíveis no 4.0.

Contratação de talento, fraca força da marca, dificuldade de identificação das soluções tecnológicas certas e aumento dos preços são os principais desafios, mostra o estudo realizado por ambas.

As conclusões resultam de entrevistas qualitativas e inquéritos quantitativos, a uma amostra de mais de 80 empresas em Portugal. No final, ficou um retrato sobre o que as empresas participantes conhecem sobre a oferta tecnológica disponível e identifica critérios de decisão no processo de aquisição de tecnologia, “constituindo-se um instrumento de informação de apoio às empresas tecnológicas e às respetivas estratégias de produto e de mercado”, lê-se na nota de imprensa.

Deloitte
Deloitte

A diversidade de tecnologias do mercado 4.0 adotadas por players de referência vai ao encontro de diversos temas da atualidade, como a sustentabilidade e a conectividade. Mas as empresas têm dificuldades comuns entre si, e presentes em todas as áreas de negócio, nomeadamente ao nível da contratação de talento com capacidades técnicas, desvalorização da marca nacional, identificação de soluções tecnológicas ajustadas às especificidades do negócio e aumento generalizado dos preços.

Refere-se ainda que, para dar resposta às dificuldades, as empresas nacionais estão a apostar na inovação e diversificação como principais catalisadores de evolução. O que passa pelo desenvolvimento interno de soluções tecnológicas, pela diversificação do portefólio e aposta em I&D, pela definição de um plano estratégico e monitorização de ganhos e pala seleção e escolha de fornecedores e parcerias estratégicas. Contudo, há especiais dificuldades na resposta ao desafio da seleção de fornecedores tecnológico, registando-se ainda a falta de definição de planos de investimento. O estudo completo está disponível aqui.

De recordar que a COTEC Portugal e a Deloitte realizaram em junho uma sessão, integrada no programa CONNECT 4.0, sobre o investimento das empresas em tecnologias 4.0, fatores de market fit da oferta nacional e a experiência das empresas tecnológicas no go-to-market.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui