Como defender-se de um ataque de ransomware

O ciber-ataque que vitimou milhares de empresas de 74 países conhecido como ransomware tem levantado preocupações a nível não só de empresas como de particulares. O malware actua fazendo com que o hacker tome controlo do computador da vítima, encriptando os seus ficheiros importantes. Este geralmente pede dinheiro em troca (entre 0.3 e 1 Bitcoins (400-1,3€75€), prometendo o re-acesso aos ficheiros assim que o pagamento for efectuado.

No entanto, encoraja-se a não proceder ao pagamento já que isso irá encorajar os ataques. Em vez disso, aconselha-se tomar algumas medidas de protecção. Uma delas é actualizar sempre o software. As actualizações do sistema operativo e aplicações é fundamental. Da mesma forma, fazer backups dos ficheiros importantes é fundamental. Assim, mesmo que o sistema seja comprometido, basta restabelecer o sistema usando as cópias no disco.

É preciso tomar especial atenção à forma como o malware entra no sistema. Este normalmente encontra-se em aplicações, emails fraudulentos ou websites. Tenha sempre cuidado com os downloads que faz ou os links que segue.

Fonte: The Telegraph

Veja também...

Deixe o seu comentário