Dados “Top Secret” dos EUA disponíveis na Internet por má configuração dos servidores

Quando pensamos nas agências dos Estados Unidos da América pensamos numa grande qualidade dos serviços de segurança. Porém já no início do mês de Novembro uma equipa de investigadores da UpGuard informaram que os dados recolhidos pelas agências militares daquele país estavam a ser armazenados num servidor da Amazon Web Services S3 que fora mal configurado tornando-se visível publicamente e sem sequer ser protegido por nenhuma password. Na altura a informação presente neste servidor que foi divulgada tratava-se apenas de notícias e comentários _às mesmas, não oferecendo assim grande perigo para a segurança da organização.

Hoje a mesma empresa empresa revelou outra fuga de informação mas desta vez contendo informações classificadas. Desta vez aos dados dizem respeito ao Comando de Segurança e Inteligência do Exército dos EUA (INSCOM) e da Agência Nacional de Segurança (NSA). Os dados estavam novamente armazenados num servidor da Amazon Web Services S3 que uma vez mais foi mal configurado e permitia acesso público aos documentos lá guardados.

Dentro deste servidor estavam várias pastas e arquivos classificados como Top Secret, sendo que três destes artigos permitiam ser descarregados, sendo o maior um disco rígido virtual que ao que tudo indica seria utilizado para processar todos estes arquivos. Os outros dois arquivos forneciam instruções sobre como aceder e rotular as informações presentes no disco virtual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui