Curiosity confirma que alguns meteoritos que chegam à Terra vêm de Marte

meteoritosOs exames feitos pelo Mars Rover Curiosity à atmosfera de Marte confirmaram que alguns meteoritos que atingiram a Terra vieram mesmo do planeta vermelho.

O robô da NASA mediu a quantidade de gás inerte árgon presente na atmosfera e conseguiu provar que a origem de alguns meteoritos está ligada a Marte, providenciando ferramentas – contagem de alta precisão de duas formas de árgon ( árgon 36 e árgon 38) – para distinguir a origem destas formações rochosas daqui para a frente.

As medidas foram feitas através do instrumento Sample Analysis at Mars (SAM), um pequeno laboratório que se encontra dentro do rover.

Apesar destas formas mais leves e mais pesadas, ou isótopos, de árgon existirem naturalmente em todo o sistema solar, em Marte o rácio de árgon leve para pesado foi alterado, tendo em conta que grande parte da atmosfera original do planeta se perdeu no espaço. Este acontecimento tornou a camada protetora de Marte rica em árgon-38, o mais pesado, tornando-a única.

Ao determinar a quantidade exata deste isótopo na atmosfera marciana, o Curiosity forneceu aos cientistas uma preciosa ferramenta de identificação de meteoritos.

Mas porque é que isto é tão importante? Porque o rácio de árgon nos meteoritos de Marte e, consequentemente, na atmosfera do planeta pode ajudar a compreender a transformação atmosférica que sucedeu, fazendo com que Marte deixasse de ser um planeta rico em água para se tornar um lugar inóspito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui